Um grupo de jovens iniciou nas redes sociais um projeto que valoriza e revaloriza os pontos turísticos no Estado. O "Conheça o Piauí" surgiu a partir da falta de informações de lugares desconhecidos no Estado. A ideia, desenvolvida por um publicitário, busca fortalecer a promoção de diferentes destinos e trazer à tona grandes potencialidades turísticas que podem criar estratégias de desenvolvimento do setor de viagens.
O "Conheça o Piauí" é motivado pelo desejo de mostrar diferentes regiões piauienses. Os idealizadores do projeto acreditam no turismo como um agente transformador, que une a preservação de paisagens, culturas e costumes com um desenvolvimento econômico limpo que melhora esses meios.
"O objetivo é trazer todas as grandes potencialidades do Estado porque a imagem que temos do Piauí é bem diferente do que é passado. Se víssemos o Estado com outro olhar, é possível descobrir muita coisa boa e rica e tem muita coisa para se fazer, que ainda é pouco explorado. Já estamos mapeando todos esses pontos que são pouco ou não conhecidos", destaca o publicitário e criador do "Conheça o Piauí", Heldes Junior.
O projeto é composto por uma equipe de 10 integrantes que incluem cinegrafistas, fotógrafos, publicitários e jornalistas, que estão percorrendo todo o Estado em busca de novas descobertas turísticas e novas informações. Inicialmente, a ideia surgiu no Instagram, que com as postagens de fotos, conquistou milhares de seguidores. Hoje o "Conheça o Piauí" está com um site e um canal no Youtube e, em breve, um aplicativo. "Estamos descobrindo novos lugares distintos de turismo e lazer que até então não eram nem citados, como no município de União, encontramos o Riacho das Ruínas e o Balneário Vale dos Sonhos, e assim estamos descobrindo muitos lugares", afirma o idealizador.
Cachoeiras belíssimas, como a do Covão, em Castelo do Piauí; Cachoeira da Bica, em Campo Maior; a maravilhosa Cachoeira da Formosa, no município de União, perto de Teresina, são algumas das grandes descobertas da equipe. Para Heldes, ter acesso a outras culturas intensifica o conhecimento e o desejo das pessoas em explorar regiões diferentes. Isso também fortalece ainda mais o turismo de cada cidade visitada, junto com a bagagem cultural de cada viajante. Todo o conteúdo catalogado está disponibilizado no site do projeto e inclui as rotas e como se deslocar até os pontos turísticos.
"O material explica como as pessoas podem chegar até os municípios, se tem pontos de alimentação, hospedagem, se o acesso é gratuito", explica. A meta do programa é fomentar o segmento de turismo e viagens, desenvolvendo amplas estratégias de fortalecimento econômico. Na segunda etapa do projeto, um App gratuito disponibilizará as informações de georreferência com mapas.