O governador Wellington Dias se reuniu, nesta terça-feira (13), com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) Científico, ocasião em que definiu a intensificação do programa Busca Ativa em 50 municípios do Piauí. São cidades que apresentam maior taxa de transmissibilidade da Covid-19 e maior incidência de óbitos.
“Temos um grupo de trabalho com pessoas preparadas e que estão no dia a dia atuando no enfrentamento à Covid-19 e também de outras doenças. Vamos apoiar esses municípios de modo ainda mais forte, com as equipes da Estratégia Saúde da Família atuando com o Busca Ativa na prevenção e garantindo exames, testes e estrutura para o isolamento”, disse o governador.
Também foram pautas da reunião a redução das filas de internação e o uso da vacina CoronaVac apenas para a aplicação da 2ª dose. “Hoje acertamos três caminhos. Além de intensificar o Busca Ativa, estamos em constante fiscalização e observamos as condições de acabar com as filas de espera em algumas regiões de saúde, o que é uma ótima notícia. Também vamos tratar, em agenda com a ONU, sobre vacinação. Nossa orientação é de que a partir de agora a CoronaVac seja utilizada para a segunda dose e a AstraZeneca para a primeira. O objetivo é completar a imunização e salvar vidas”, afirmou Wellington Dias.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Florentino Veras, a estratégia deve reduzir a transmissibilidade e o tempo de espera por leitos de UTI. “Esse trabalho será feito por meio da Estratégia Saúde da Família, com o apoio dos agentes comunitários de saúde, dentro do Busca Ativa, e fortalecendo as barreiras sanitárias. Também vamos fazer uma análise por região para encontrar soluções para diminuir ainda mais o tempo de espera por leitos de UTI”, pontuou o gestor.