O xadrez é obrigatório nas turmas de 4º, 5º, 8º e 9º ano das escolas da rede municipal, porém, a Secretaria Municipal de Educação alerta para a necessidade de professores de xadrez em Teresina. Por isso, o Curso de Especialização em Ensino de Xadrez e Formação para o Mundo do Trabalho foi criado como forma a suprir essa necessidade.
É um curso de Pós-graduação Lato Sensu, em nível de Especialização. E vale destacar que é o único do Brasil ministrado por uma universidade pública: a Universidade Federal do Piauí (UFPI).
“Temos convicção de que o curso alcançará seus objetivos com êxito, diante da importância do xadrez para o aprendizado dos alunos da educação básica. A UFPI, por meio do CEAD, irá ofertar novas turmas do Curso de Especialização em Ensino de Xadrez para qualificar ainda mais professores do Piauí e de todo o país”, ressalta o Prof. Ahécio Brito, coordenador do curso e professor da UFPI.
O curso é realizado pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), por meio do Programa para Formação de Professores do Ensino Médio, da Secretaria de Educação Básica/MEC, e conta ainda com o apoio da Federação Piauiense de Xadrez.
Educação a distância
A Especialização teve início em junho de 2022 e irá suprir a falta de professores com formação pedagógica e técnica no ensino de xadrez no Piauí e no Brasil. A seleção dos alunos ocorreu em maio.
A grande maioria dos alunos matriculados é do Piauí, Maranhão e Ceará, mas o curso possui alunos de quase todos os estados brasileiros, uma vez que a modalidade do ensino é a de Educação a Distância (EAD).
O também professor e enxadrista, Werton Bastos, destaca que "dentre os objetivos da especialização, está o de colocar as instituições de ensino em sintonia com os desafios da contemporaneidade.