O professor de geografia Francisco Antônio Soares Lima, conhecido como Tio Lima, de 68 anos, precisa de ajuda para pagar uma cirurgia na pelve (bacia). Há cerca de quatro meses, o docente está sem conseguir caminhar após sofrer uma queda e fraturar o osso. Para recuperar a mobilidade que tinha antes, ele precisa ser submetido a um procedimento que custa R$ 18.500 na rede particular. Abaixo, veja como ajudar.
A família do professor afirma que não tem condições financeiras de custear a cirurgia e, embora o procedimento já tenha sido protocolado junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), Tio Lima sofre com fortes dores enquanto enfrenta a fila de espera, sem qualquer previsão de data para cirurgia.
Em entrevista ao Meionorte.com, Francisco Antônio contou que sofreu a queda na escola em que trabalha no dia 25 de outubro do ano passado. Ele foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Promorar, na zona Sul da capital. No atendimento, os profissionais da saúde não identificaram sinais de fratura e ele voltou para casa apenas com indicação medicamentosa.
As dores, no entanto, persistiram e preocuparam a família, que decidiu encaminhá-lo a um hospital particular. Após quase dois meses sem um diagnóstico definitivo, um ortopedista concluiu que Tio lima sofria com duas fraturas na clavícula e uma na bacia.
“Estou sem caminhar desde a orientação do último médico, não posso colocar um no chão. A campanha começou na escola, com funcionários e alunos dispostos a ajudar. É muita dor e sofrimento e eu me desesperei ao saber que ainda não há uma data certa para o procedimento", contou.
Há 30 anos na docência, Tio Lima é muito conhecido no bairro Parque Piauí, na zona Sul de Teresina, por ministrar aulas para alunos do Ensino Fundamental e Médio em uma escola particular no bairro.
Para ajudar o professor, basta realizar uma transferência via PIX. A chave PIX é CPF: 078.306.533-72 (Francisco Antônio Soares Lima).