Na noite da última sexta-feira, 25 de junho, os alunos do 7º ano da escola Anthero Soares Bezerra, em Xapuri, no Acre, foram surpreendidos no momento em que receberam no grupo de WhatsApp da escola, um nude do professor de religião, Vanderley Viana de Lima, de 67 anos.
Na foto, o professor mostra o pênis e é possível ver parte do seu rosto ao fundo. Nenhuma mensagem foi enviada depois da imagem. No grupo estão alunos de 13 a 15 anos. Além de dar aula de religião, ele é pastor e ex-prefeito da cidade.
A coordenadora geral do núcleo de Educação de Xapuri, Maria Edna dos Santos, disse que na segunda-feira (28) deve tomar as medidas cabíveis para o caso.
“Tomei conhecimento dessa postagem que o professor fez sábado no final da manhã, mas estou tomando providências, comuniquei à secretaria de Rio Branco e a partir de segunda-feira [28] já vou tomar as devidas providências, isso não vai ficar impune de forma nenhuma”, garantiu.
A direção da escola disse que não vai se posicionar sobre o caso. Em nota enviada ao G1, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) informou que também soube da postagem no sábado (26) e reforçou que vai apurar o caso. “Adotaremos as providências necessárias para a rigorosa apuração e responsabilização”, diz a nota assinada pela secretária Socorro Neri.
Vanderley Lima é bastante conhecido na cidade, além de ser ex-prefeito e pastor, ele sempre concorre a cargos políticos. A última tentativa foi ainda no ano passado, quando saiu candidato a vereador pelo MDB, mas não foi eleito.