Produto químico tóxico vaza e moradores são obrigados a deixarem suas residências

Seis viaturas foram despachadas para a Rua Antártico, iniciando o processo de evacuação das pessoas nas proximidades

Produto químico | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na tarde desta sexta-feira (29), um produto químico em uma indústria na cidade de Barueri, região da Grande São Paulo, vazou e assustou moradores da região. As imagens foram registradas por populares que puderam visualizar uma fumaça densa com cores amarela e preta. Além disso, o vazamento ainda desencadeou fogo no local. 

Conforme informações dos bombeiros, o produto que vazou foi ácido nítrico concentrado. Seis viaturas foram despachadas para a Rua Antártico, iniciando o processo de evacuação das pessoas nas proximidades.

Relatos indicam que o vazamento do produto químico ocorreu durante o descarregamento de um caminhão. Pouco tempo depois, um incêndio começou nos pneus do veículo. As autoridades locais, incluindo a Defesa Civil, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) de Barueri, foram acionadas.

A Defesa Civil coordenou a evacuação da Escola Municipal de Educação Infantil Benedito Venâncio. Estudantes e funcionários foram transferidos para o auditório da Secretaria da Educação. Além disso, os moradores da Casa de Acolhimento, destinada a pessoas em situação de rua, foram retirados. A prefeitura afirmou que, com a assistência da Secretaria de Saúde, os acamados estão sendo transportados de ambulância e realocados para a Casa de Passagem e para a Casa de Inverno da região.

Casas e vizinhanças nas proximidades que não precisaram ser evacuadas estão sob monitoramento constante. Uma pessoa sofreu queimaduras devido ao contato com o produto e foi socorrida antes da chegada das equipes de emergência. Até o momento, não há informações sobre a gravidade do estado de saúde da vítima.

A orientação é que as pessoas evitem a área afetada, especialmente entre as ruas Titicaca e Dr. Cícero Borges de Morais, no bairro Vila Universal. A prefeitura emitiu um comunicado enfatizando a importância de não inalar ou entrar em contato com o produto.

Os acessos próximos ao local do incidente foram bloqueados e estão sob vigilância das equipes da Semurb. O vazamento ocorreu próximo à Estrada do Romeiros, na saída 26B da rodovia Castello Branco, causando congestionamentos na SP-280 nos sentidos capital e interior, devido ao tráfego pesado na entrada de Barueri, conforme informações da CCR ViaOeste.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES