Produções piauienses invadem festival de filmes LGBTQIA+ no Rio

Gorete Canivete“ e “Comigo Não Se Pode” estão entre os filmes que serão apresentados no evento que celebra trabalhos audiovisuais.

Produções piauienses invadem festival de filmes LGBTQIA+ no Rio | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Festival Internacional de Cinema Rio LGBTQIA+ está se preparando para mais uma edição cheia de diversidade e histórias inspiradoras. Este ano, o evento conta com a participação de dois filmes piauienses, "Gorete Canivete" e “Comigo Não Se Pode”, duas produções que representam a força do audiovisual do Piauí.

“Essa dobradinha especial visa dar nome à representatividade da produção audiovisual piauiense. É uma alegria o pós-mês da diversidade ser coroado com exibição de filmes piauienses, e isso é só o começo", contou o jornalista Rivanildo Feitosa, diretor do curta-metragem "Gorete Canivete", que mostra o lado artístico do feirante Gregório Amaro da Silva, figura popular em Teresina. 

Produções piauienses invadem festival de filmes LGBTQIA+ no Rio (Foto: Divulgação)Além desses filmes, outro destaque é a presença da personagem piauiense Chandelly no filme "As Afeminadas", uma produção brasiliense. A personagem Chandelly acrescenta um toque especial ao filme que aborda questões relacionadas à diversidade e à luta contra a violência doméstica.

O Festival Internacional de Cinema Rio LGBTQIA+ é conhecido por sua dedicação em promover a visibilidade e a representatividade da comunidade LGBTQIA+. 

Neste ano, foram selecionados um total de 80 filmes, sendo 14 longas-metragens e 66 curtas-metragens. Entre os curtas, 35 são brasileiros e 31 são produções internacionais, vindas de países como Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Chipre, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Guiana, Israel, Itália, México, Portugal, Reino Unido, Singapura, Suíça, Taiwan e Vietnã.

Uma das novidades deste ano é a presença de filmes que retratam personagens LGBTQIA+ maduros, com o intuito de quebrar estereótipos e promover a visibilidade e diversidade dentro da comunidade. 

“Os filmes serão exibidos em diversas mostras, incluindo a competição de curtas, curtas cariocas, curtas espanhóis e um especial online com duas séries. Neste ano, destacamos duas produções piauienses: "Comigo Num Se Pode", dirigido por Tassia Araújo, que terá sua estreia em terras cariocas, e o curta-metragem "Gorete Canivete", dirigido por Rivanildo Feitosa. Ambos os diretores estarão presentes no Rio de Janeiro, e os filmes serão exibidos no Estação, um cinema tradicional da cidade carioca”, disse Alex Melo, curador do festival Rio LGBTQIA+.

Produções piauienses invadem festival de filmes LGBTQIA+ no Rio (Foto: Divulgação)O festival acontece de 6 a 12 de julho de 2023 em diversos locais no Rio de Janeiro, incluindo o Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Justiça Federal, Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Estação e Instituto Cervantes.

Meionorte.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES