Sob nova presidência, acontece, nesta sexta-feira (20), em João Pessoa (PB), a primeira reunião do ano do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). O governador da Paraíba, João Azevedo, que assumiu o posto de Estado-Líder da instituição, em dezembro de 2022, vai reunir todos os demais governadores da região, entre eles o piauiense Rafael Fonteles, para discutir pautas conjuntas que serão apresentadas ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo dia 27 de janeiro.
O encontro ocorrerá no Centro de Convenções, da capital paraibana. O Procurador-Geral do Estado do Piauí, Pierot Júnior, está acompanhando o governador no evento. Porém, ainda nesta quinta-feira, ocorreu uma reunião virtual entre procuradores gerais dos nove estados do Nordeste, onde foram destacadas a importância de alinhamento de projetos em andamento, além da discussão de novas pautas a serem iniciados no âmbito dos Estados consorciados.
“A entidade tem buscado compartilhar investimentos e soluções para projetos integradores em diversas áreas, como de desenvolvimento econômico, infraestrutura, meio ambiente, articulação política e jurídico-institucional, e para isso é preciso ter uma integração entre as procuradorias gerais”, disse Pierot, lembrando que na época em que o Piauí esteve na presidência da entidade, o Consórcio ganhou bastante destaque, em âmbito nacional, nas discussões sobre as vacinas contra a Covid-19 e pautas que envolveram a pandemia.
Em 2021, quando o Piauí esteve como Estado-Lider, tendo como presidente o então governador Wellington Dias. a PGE/PI ficou responsável pela assessoria jurídica do Consórcio. “Durante esse período, a instituição teve forte atuação na árdua luta contra o negacionismo e contra certas tentativas de enfraquecimento das medidas sanitárias de combate à pandemia. O coeso grupo político criado pelos Governadores, liderados pelo Piauí, se fortaleceu e foi se tornando verdadeiro centro nacional de defesa da ciência, da saúde e da vida de todos os brasileiros”, afirmou Paulo Cardoso, Procurador do Estado do Piauí com atuação nas demandas do Consórcio Nordeste.