Três equipes de fiscais do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor Estadual e Municipal estão realizando um trabalho de pesquisa de preços nas redes de supermercados de Teresina. Os fiscais estão visitando estabelecimentos de todas as zonas da capital.
No primeiro momento, o objetivo é coletar o preço dos itens que fazem parte da cesta básica. Em seguida, será realizado um comparativo entre os preços dos produtos vendidos nas diferentes redes de supermercado consultadas. Na segunda etapa, os fiscais retornarão aos estabelecimentos para solicitar as notas fiscais de aquisição dos produtos eos custos de funcionamento dos supermercados, para comprovar se houve elevação nesses aspectos que justifiquem o aumento dos preços finais repassados aos consumidores.
No total, 12 supermercados serão visitados. Até o fim da manhã hoje (12), dez já foram inspecionados pelos Procon Estadual e Municipal, são eles: Atacadão, Maxxi, Mix Atacarejo Mateus, Assaí, Marko, R. Carvalho, Super Carvalho, Pão de Açúcar, Bompreço e Ferreira.
O Procon Estadual tem disponibilizado vários canais de contato para que os consumidores informem ao órgão violações aos seus direitos. Os piauienses podem fazer denúncias e reclamações pelos números: (86) 98162-8247, (86) 98190-7983, (86) 98195-5177 e (86) 98122-4746, além do e-mail: atendimentoprocon@mppi.mp.br.