Primeiro frio do inverno no Centro-Sul do Brasil terá curta duração; confira a previsão

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil registraram neste domingo (30) baixas temperaturas, mas quem mora nessas áreas não deve esperar temperaturas tão amenas para os próximos dias: o primeiro frio deste inverno será breve.

Avalie a matéria:
Frente fria atinge Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país | Freepik

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil registraram neste domingo (30) baixas temperaturas, mas quem mora nessas áreas não deve esperar temperaturas tão amenas para os próximos dias: o primeiro frio deste inverno será breve. Na terça-feira (2), a frente fria avança para o oceano e as temperaturas voltam a subir. No Sudeste, a terça-feira ainda começa fria, mas os termômetros se elevam à tarde. No Centro-Oeste, as temperaturas já estarão mais quentes pela manhã.

TEMPO NO SUL DO PAÍS

No sul do país, as baixas temperaturas devem permanecer,  segundo o meteorologista Cesar Soares, do Climatempo. Neste domingo, o Brasil registrou a menor temperatura do ano: -7,2°C em Urupema, Santa Catarina. A previsão do Inmet é de temperaturas entre 0 °C e 5 °C nas madrugadas, iniciando no sábado (29) até, pelo menos, a segunda-feira (1º). Há possibilidade de temperaturas mínimas de até -5 °C em áreas da Campanha e, principalmente, nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul do Paraná.

As geadas terão início entre o período da noite e a madrugada nas áreas mais frias no domingo e na segunda. Ainda no dia 1º, a previsão mostra frio intenso nas áreas de baixada. O Inmet não descarta a possibilidade de geada entre a terça (2) e a quarta-feira (3).

IMPACTO DA PRIMEIRA FRENTE DO INVERNO

A primeira frente fria do inverno interrompeu uma sequência de dias quentes que se iniciou em 5 de maio, especialmente na faixa central do Brasil. Em São Paulo, a máxima prevista para este domingo é de 15°C. Na terça-feira, a temperatura sobe para 24°C e, na quarta-feira, para 27°C, segundo o Inmet. Em Campo Grande (MS), a máxima deste domingo é de 19°C, mas na terça-feira já chega a 29°C.

De acordo com o Climatempo, uma nova frente fria está prevista para o final da segunda quinzena de julho, e outra, mais intensa, para a virada do mês de agosto.

COMO SERÁ O CLIMA NO MÊS DE JULHO?

Julho será um mês com temperaturas acima da média e pouca chuva, informa o meteorologista Cesar Soares. Dois fatores principais explicam as temperaturas anormais e chuvas irregulares:

  • Persistência dos Bloqueios Atmosféricos: Isso impede que massas de ar frio avancem para o interior do país, possibilitando extremos de calor mesmo no inverno.
  • Águas Aquecidas do Oceano Atlântico: Essas águas interferem na atmosfera, alterando os padrões esperados para um inverno influenciado pelo fenômeno La Niña, que geralmente traz frentes frias mais fortes para o país.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES