Por: João Marcelo Ferry
Mesmo com o aumento de 62% do efetivo da Polícia Rodoviária Federal( PRF) trabalhando na operação de natal deste ano, os dados registrados pelas equipes da PRF mostram que o número de óbitos nesse feriado aumentou para 6 mortes em relação ao ano passado, onde apenas duas mortes foram registradas. Entre os óbitos está uma criança de onze anos que sofreu um acidente em Alvorada do Gurgueia. A operação foi realizada entre o dia 21 e a meia noite do dia 25.
Os acidentes mais graves, que são aqueles onde os envolvidos sofrem lesões sérias ou até mesmo chegam ao óbito também tiveram um aumento, mesmo que pequeno. Os números apontam que foram registrados 9 acidentes considerados graves, incluindo aqueles onde ocorreram mortes. Os acidentes com mortes foram registrados em locais distintos, sendo eles em Alvorada do Gurguéia, na BR 135 km 279, onde duas pessoas faleceram, uma delas a criança de 11 anos. Além desse local os óbitos também aconteceram em Elesbão Veloso, na BR 316, Santa Filomena, também com dois óbitos, e em Campo Maior, na BR 343.
Além das mortes, a operação registrou ainda um aumento de autuações referentes a embriagues no trânsito, ultrapassagens proibidas e o não uso de capacete de segurança. A embriagues no trânsito foi responsável por 74 autuações, representando um aumento de 300% em relação as autuações do ano passado. As ultrapassagens proibidas registraram 184 autuações, representando um aumento de 21% em relação ao ano passado. Já o não uso do capacete de segurança foi responsável por 385 autuações, representado um aumento de 434%.
O inspetor Danilo Teize fala que o aumento do efetivo garantiu uma fiscalização mais efetiva. “Esse aumento de 62% do efetivo durante a operação permitiu que a fiscalização por todo o estado fosse mais completa, não é aceitável que o número de óbitos tenha aumentado, por isso queremos reforçar novamente o efetivo durante a operação de Réveillon, que já está sendo planejada.
O inspetor informou que para essa próxima operação o efetivo deve ser mais uma vez reforçado em mais de 50%, e a operação terá foco especial nas fiscalizações de alcoolemia no trânsito, excesso de velocidade e ultrapassagens proibidas, que segundo o inspetor são os principais responsáveis por acidentes graves nesse período. A operação terá início nesta sexta-feira (28) e segue até a meia noite do dia 01.