A forte onda de calor em Teresina está tirando as pessoas do sério, mas a tendência é continuar do mesmo jeito. As temperaturas devem ficar acima dos 35ºC e a sensação térmica deve ficar acima dos 40ºC. As pessoas devem estar atentas à hidratação e ao uso do protetor solar, além de usar óculos escuros com proteção adequada.
O climatologista Werton Costa tem más notícias. “A tendência é manter as temperaturas. Não há nenhuma sinalização de baixa de temperatura. Agora que estamos no início do B-R-Ó-Bró. Não há nenhuma surpresa a vista”, alerta.
Os meses subsequentes devem ser ainda mais quentes. “O comecinho de outubro costuma ficar mais seco ainda, então a sensação térmica vai ficar mais desagradável. As condições do ar ficam ruins”, acrescenta o climatologista.
As chuvas de verão, que costumam dar uma refrescado nos meses quentes, não estão em vistas por enquanto. “Nós já tivemos chuvas, que o povo chama de chuva do caju ou da manga, mas é preciso ficar atento à previsão do tempo. Essas chuvas dessa época, que são eventuais, só são mapeadas em curto prazo”, lembra Werton Costa.
As chuvas de verão são causadas por mudanças bruscas na atmosfera. “Para ter chuva precisa ter umidade e o tempo atualmente está seco. Mas com mudanças bruscas de umidade é possível que aconteça uma chuva. Mas as condições atuais não estão favoráveis”, finaliza o climatologista.