Previsão do tempo: semana deve ter frio, e Sul pode registrar geada, diz Inmet

Uma forte massa de ar frio de origem polar avançou sobre o Brasil no fim de semana, reduzindo as temperaturas no Sul

Avalie a matéria:
Previsão do tempo: semana deve ter frio, e Sul pode registrar geada | Marcelo Camargo/Agência Brasil

A semana começa com frio intenso e risco de geada no Sul, além de chuva no Sudeste. No domingo (30), Urupema, em Santa Catarina, registrou a menor temperatura do ano no Brasil, com -7,2°C, segundo o Climatempo.

Há um alerta laranja de onda de frio até as 8h de amanhã, abrangendo todo o Rio Grande do Sul e metade de Santa Catarina, incluindo Florianópolis e Balneário Camboriú. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temperaturas até 5ºC abaixo da média por 3 a 5 dias.

Há também um alerta laranja de risco de geada até as 8h de hoje no interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná, incluindo Curitiba. O Inmet alerta para temperaturas mínimas entre 3°C e 0°C, o que pode afetar plantações.

Uma forte massa de ar frio de origem polar avançou sobre o Brasil no fim de semana, reduzindo as temperaturas no Sul, grande parte do Sudeste e Centro-Oeste, além de áreas de Rondônia e Acre, conforme o Climatempo.

Previsão do tempo: semana deve ter frio, e Sul pode registrar geada, diz Inmet - Imagem: Reperodução/Inmet

No Sudeste, o Inmet emitiu um alerta amarelo de onda de frio até as 9h para parte de São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo as capitais, com temperaturas podendo cair de 3°C a 5°C. Há também um alerta amarelo de chuva até as 10h na costa de São Paulo, com precipitação entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, podendo causar alagamentos e pequenos deslizamentos.

No interior do país, um alerta amarelo de baixa umidade válido até as 18h cobre parte do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, especialmente Tocantins, Piauí, Goiás e Mato Grosso. A umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 30%, com baixo risco de incêndios florestais e impactos à saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES