A Petrobras informou que o presidente do conselho de administração da companhia, Luiz Nelson Guedes de Carvalho, e o conselheiro Francisco Petros Oliveira Lima Papathanasiadis apresentaram na terça-feira (1) suas renúncias dos respectivos cargos, bem como dos comitês do conselho dos quais faziam parte.
Em comunicado nesta quarta-feira (2), a petroleira disse que, por decisão do conselho de administração, o conselheiro Jerônimo Antunes exercerá interinamente as funções da presidência do conselho.
Segundo a estatal, Jerônimo Antunes é membro do conselho de administração da Petrobras desde julho de 2015, membro do comitê de auditoria desde setembro de 2015 e presidente deste comitê desde agosto de 2016.
Além disso, já foi membro do conselho de administração e presidente do comitê de auditoria estatutário da BR Distribuidora.
Novo presidente-executivo
Em novembro, ainda durante o período de transição, Roberto Castello Branco foi escolhido para o cargo de presidente-executivo da Petrobras na nova administração. Castello Branco substitui Ivan Monteiro.
Castello Branco é um crítico da intervenção do Estado na economia e já defendeu a privatização não só da Petrobras, mas de outras estatais.