O presidente do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti, recebeu o título de cidadão piauiense na manhã desta quinta-feira (05) na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI). A homenagem foi aprovada por unanimidade e por proposição do deputado Henrique Pires (MDB). Simonetti foi eleito presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil para o triênio 2022-2025, durante votação realizada em 31 de janeiro de 2022.
O Plenário da Casa esteve lotado de representantes da advocacia para a homenagem e contou com autoridades como o governador do estado, Rafael Fonteles, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques e o ex-presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coelho. Na cerimônia, o presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), declarou instalada a Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Piauiense.
“Da Batalha do Jenipapo à abertura democrática, piauienses sempre estiveram na vanguarda das transformações que nos permitiram almejar um país justo e igualitário”, assim o amazonense Beto Simonetti destacou a importância de ser reconhecido como cidadão piauiense. O presidente da OAB ressaltou em seu discurso que sempre foi bem recebido no estado onde fez muitos amigos.
Ao citar figuras piauienses de renome para a advocacia nacional como Petrônio Portella e Evandro Lins e Silva, Beto Simonetti fez uma referência especial a Esperança García, que foi reconhecida no final de 2022 pelo Conselho Pleno da OAB como a primeira advogada do Brasil. “Um verdadeiro grito de liberdade, um ato de resistência que deve servir de inspiração às futuras gerações”, assim o homenageado classificou a carta que Esperança Garcia escreveu denunciando as agressões sofridas.
A importância da democracia também foi destacada por Rafael Fonteles. Ele convidou o novo cidadão piauiense a manter a tradição de seus novos conterrâneos e ser protagonista, juntamente ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, da Estratégia Nacional de Defesa da Democracia.
ATENÇÃO ESPECIAL AO PIAUÍ
Segundo o deputado Henrique Pires, Simonetti teve atenção especial ao Piauí e de destacou quando em 2020, em meio da pandemia da COVID-19, veio pessoalmente ao estado do Piauí na condição de Presidente da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado acompanhar os 582 examinados da 2 fase do XXXI Exame de Ordem.
“Uma preocupação especial em garantir o seguimento de todos os protocolos de segurança e assegurar a saúde dos participantes”, afirma o deputado.