O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, esteve hoje (16) em audiência com a Comissão Especial de Saúde da Câmara Municipal de Teresina para apresentar o aplicativo que tem como proposta gerenciar a marcação de consultas e exames pelo SUS.
A ferramenta foi desenvolvida pela FMS e permitirá ao usuário fazer a confirmação por telefone, via SMS ou pelo aplicativo, da data, o local e a hora da consulta e exame agendados e que serão realizados via SUS. O aplicativo será lançado agora em novembro pelo Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.
A audiência contou com a presença dos vereadores Pollyanna Rocha, Venâncio Cardoso, Leonardo Eulálio e Ismael Silva. Gilberto Albuquerque prestou esclarecimentos às principais dúvidas dos legisladores e reforçou a sua importância como ferramenta para melhorar a comunicação com o usuário e aprimorar o gerenciamento da fila existente no serviço público de saúde, evitando que as pessoas não compareçam para a realização das consultas e exames e as vagas sejam perdidas.
“Uma grande dificuldade que enfrentamos é o não comparecimento dos usuários às consultas e exames marcados pelo SUS por diversos motivos, como não ter conhecimento da data, não ter acompanhante, entre outros. Essas ausências correspondem a quase 50% das consultas agendadas atualmente”, disse Gilberto Albuquerque. “Com o aplicativo, esperamos aproveitar o maior número de consultas liberadas; que elas sejam marcadas, as pessoas tomem conhecimento e compareçam conforme dia e hora da sua marcação, que poderá ser acompanhada por ele”, finalizou o gestor.