Os fortes temporais que caíram recentemente em Teresina também penalizaram os motoristas. As vias de trânsito foram tomadas pelo grande nível de água. Na zona leste, por exemplo, o nível sobe ao ponto de impedir o deslocamento dos veículos.
As chuvas acabam pegando muita gente de surpresa e o crescimento da demanda no período chuvoso chega a 20% acima do normal. Com os alagamentos, se houver quebra do motor, os prejuízos podem alcançar 70% do valor do veículo.
Um gerente de serviços de uma oficina autorizada de Teresina explica que os prejuízos são incalculáveis. ?Se o nível da água for acima do permitido, que é a metade do pneu (recomendado pelo manual), o veículo pode ter problemas nas partes elétricas e móveis, o que pode vir causar danos de modo que o carro não vai ter bom rendimento.?
Em janeiro, em uma oficina da zona leste, o aumento foi de 3% de carros com motores quebrados, desse total, 18% por causa das chuvas, o que inclui oxidação e choque térmico, causando rachaduras, trincas e, na maioria das vezes, reposição das peças.
VEJA A REPORTAGEM COM A JORNALISTA EUGÊNIA REIS