A Prefeitura de Teresina inicia hoje a realização de testes rápidos da Covid-19 em profissionais da saúde que estão atuando na capital. Cerca de 15 mil testes serão realizados obedecendo um cronograma em todas as unidades da rede pública municipal de saúde. Nesta quarta-feira, os trabalhos serão iniciados na Maternidade do Promorar e nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas no Renascença, Promorar e Satélite.
Segundo Jesus Mousinho, diretora de assistência especializada da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, a ideia é ter um diagnóstico desses profissionais. “São pessoas que estão na linha de frente. A Prefeitura adquiriu os testes e eles serão feitos em todos os profissionais, estabelecendo um cronograma por unidade de saúde. Não precisa que eles fiquem apreensivos. Os testes serão realizados em todos”, garantiu.
Eric Romero / PMSCS
Logo no início dos decretos de emergência em saúde pública, por conta da pandemia do novo coronavírus, a Fundação Municipal de Saúde baixou uma portaria que permitia o afastamento dos profissionais que possuíam alguma comorbidade que o colocasse na classificação dos grupos de riscos da doença. A ideia era evitar uma super exposição dos servidores. Dessa forma, alguns ficaram trabalhando em regime de homeoffice.
Além da testagem em massa dos profissionais de saúde, a Prefeitura de Teresina também realizou testagens por amostragem em uma pesquisa do mapeamento do comportamento do vírus na capital. Os resultados da pesquisa estão sendo tabulados e deverão ser divulgados em breve pela administração municipal.
Com informações da PMT