Como parte do esforço de implantação do novo sistema de transporte coletivo, lançado pelo prefeito Firmino Filho, na sexta-feira (16-1), na Ponte Estaiada, as associadas ao Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) adquiriram mais 60 novos ônibus. Parte da nova frota - 40 veículos - já começou a circular pelas vias públicas da cidade, atendendo à população teresinense.
O prefeito conferiu pessoalmente os novos veículos, e testou os respectivos equipamentos de acessibilidade. Os veículos, cumprindo o que estabelecem as regras relacionadas à recente licitação, efetuada em 2014, são dotados de uma série de equipamentos de acessibilidade e inovações tecnológicas destinadas a proporcionar maior conforto e segurança. "É mais uma prova do compromisso de nossas empresas", declarou o presidente do Setut, Herbert Miúra.
"Estamos trabalhando no sentido de oferecer um serviço cada vez melhor à população", destacou o presidente do Setut. São maiores os novos veículos, têm 13,2 metros de cumprimento - os veículos já usados no transporte coletivo dispõem de 12 metros -, e podem transportar até 16 passageiros a mais, no que se refere à capacidade máxima. Há mais espaços para cadeirantes, bancos para obesos, e grande quantidade de botões de solicitação de parada.
Uma plataforma elevatória, para cadeiras de roda, e cinco portas - duas do lado do motorista, uma novidade - completam o conjunto de equipamentos instalados nos novos ônibus.
As novas portas são destinadas ao embarque e desembarque dos passageiros nas estações de transbordo e terminais de integração, que deverão ser construídos pelo poder público. "Trata-se de ônibus acessíveis, amplamente sinalizados, mais confortáveis e seguros", afirmou Herbert Miúra.
Essa segurança alcança usuários, motoristas e cobradores. "Isso comprova que esses ônibus estão adequados às novas necessidades e exigências da comunidade, que pede mais qualidade no serviço", afirmou Fábio Reis, gerente geral do Setut.
Os novos veículos também são equipados com cortinas, mais saídas de emergência e lixeiras. E serão operados pelos consórcios Poty, Urbanus e Theresina, e pela empresa Transcol.
Os consórcios, integrados pelas 13 empresas associadas ao Setut, foram formados por ocasião da licitação realizada em 2014, e são os responsáveis pelo serviço nas quatro zonas da capital.
O Consórcio Poty será o responsável na Zona Norte; o Urbanos, na Zona Leste, o Consórcio Theresina ficará responsável pelo transporte na Zona Sudeste; e a empresa Transcol, na Zona Sul da capital.
Faixas coloridas pintadas na carroceria dos ônibus agora passam a sinalizar as zonas nas quais esses veículos estão em operação.
Siga o Meionorte.com no Facebook