A prefeitura de Timon implantou o atendimento de telemedicina inteligente em sua rede de saúde. Este novo mecanismo ficou disponível a partir desta sexta-feira, 25, na Policlínica Municipal Doutor Antônio Martins A. Pedreira, localizada no bairro Parque Piauí. O novo jeito de atendimento veio somar as atuais práticas de combate à Covid-19 na cidade, ampliando os cuidados para frear a expansão de contágio da doença.
A telemedicina permite ao médico atender o paciente de forma remota, interpretar exames médicos (telediagnóstico), telemonitoramento, entre outros. De acordo com a diretora administrativa da Policlínica, Maria Oglaide, a Policlínica disponibiliza para a população vinte e duas especialidades, além de quatro complementares (a psicologia, programa de estomaterapia, fonoaudiologia e fisioterapia específica para pacientes que têm DPOC, problemas pulmonares crônicos e pacientes no pós-operatório cardíaco).
As especialidades atendidas remotamente serão: Endocrinologia com atendimento todas as quintas-feiras; neuropediatra as sextas-feiras e cardiologia aos sábados. “Temos atendimento de neuropediatria e endocrinologia via telemedicina e presencial a partir das 8h da manhã. Nós ainda damos suporte atendendo pacientes das cidades de Matões, Parnarama e São Francisco”, destaca a diretora.
Para a neuropediatra Ozira Castro, a telemedicina é o novo modelo de atendimento que veio para dá suporte e conforto a mais para os profissionais e pacientes, que são do grupo de risco. “Eu acredito que esse tipo de atendimento não vá mais parar. O nosso novo normal. Já atendi paciente no interior que não precisou sair de casa”, enfatiza a medica.
A auxiliar administrativo, Raquel Ivo trouxe o neto, o pequeno João Luiz, o primeiro paciente do dia. “É a primeira vez que participo desse tipo de atendimento, nunca tinha ouvido falar. Eu achei bom. O João ficou quieto, ouviu a médica”, declara a avó do João.
Na Policlínica Municipal Doutor Antônio Martins A. Pedreira em Timon, existem mais de 2.600 crianças cadastradas para atendimento na neuropediatria. Com a implementação da telemedicina e paralelo ao atendimento presencial no local, esse atendimento pôde ser expandido.