A Prefeitura de Teresina irá lançar, neste sábado (28), um programa de auxílio emergencial destinado aos trabalhadores autônomos que suspenderam suas atividades em cumprimento a medida de combate ao Covid-19. O Teresina Solidária foi discutido na manhã desta quarta-feira (24) por um comitê gestor conduzido pelo secretário Samuel Silveira e composto por representantes da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e outras secretarias.
Através do Decreto Municipal nº 19.541, de 23 de março, ficaram suspensas atividades econômicas, salvo as de caráter essencial, medida de extrema relevância para conter o fluxo de pessoas nas ruas e aglomerações. O Teresina Solidária pretende mobilizar a população para doações de gênero alimentícios e materiais de limpeza, que será viabilizada através de uma plataforma que vai articular as ações do poder público municipal e da sociedade civil no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade financeira. Nesta ação, a sociedade civil e ongs serão representadas pela Associação Social Arquidiocesana (ASA).
“O programa pretende servir de apoio aos autônomos e pessoas de baixa renda que estão sendo prejudicados pelos efeitos econômicos causados pela pandemia do coronavírus. Nós formamos um comitê com outras secretarias, como Fundação Wall Ferraz (FWF), Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) e PRODATER, e concluímos o formato de como acontecerá a ação. Será um apoio para a classe econômica mais prejudicada, uma maneira de ajudar quem precisa”, afirma o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.
As famílias poderão requerer o benefício por meio de uma plataforma de cadastro que será disponibilizado no site da Prefeitura, onde as informações básicas socioeconômicas serão preenchidas. As declarações passarão pelo crivo de análise de técnicos para identificar as famílias que estarão aptas a receber o benefício de cesta básica e material de limpeza.
“Este contexto trouxe mudanças na rotina das famílias e na capacidade de provisão dos seus membros com alimento, por exemplo. Os efeitos do atual contexto apresentado, exige de todos nós uma sensibilidade e uma atitude de solidariedade, que vai além de qualquer coisa já vivenciada. Nesse sentido, a Prefeitura de Teresina, ciente dos agravos deste cenário, assume seu compromisso com a população teresinense”, informa a coordenadora do comitê, Janaína Carvalho.
O comitê elaborou uma estratégia para recebimento e distribuição das doações. A mobilização será fomentada pelos voluntários inscritos na plataforma Teresina Transforma. Os donativos serão entregues às famílias pela rede de solidariedade cumprindo todo o protocolo de higienização pelas equipes da organização, formadas por servidores do município e representantes de entidades de assistência social.
As doações serão recebidas das 8h às 13h na sede da Semcaspi, localizada na Rua Álvaro Mendes, nº 861 Centro. Todo o trabalho será feito por escala e com uso de equipamentos de proteção individuais recomendados para a prevenção ao coronavírus, seguindo as orientações de prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde.