Prefeitura de Porto Alegre ainda não cadastrou famílias para receber auxílio

O benefício já foi aprovado para 44,5 mil famílias de 15 cidades do RS, segundo o ministério.

Avalie a matéria:
estrago após enchentes registradas no RS | Reprodução

Porto Alegre não teve nenhuma família habilitada para receber os R$ 5,1 mil do Auxílio Reconstrução no primeiro lote de pagamento, liberado na segunda-feira (27), apesar de ter mais de 150 mil habitantes afetados pelos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul.

Segundo o Ministério Extraordinário da Reconstrução, o motivo é que a prefeitura não enviou ao governo federal os dados necessários da população atingida. A fase de confirmação das informações cadastradas pelas prefeituras começou nesta segunda-feira (27), mas, sem o envio de dados prévios pelo poder municipal - como endereços de alagamentos -, os moradores da capital não podem finalizar o cadastro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, os servidores da pasta trabalham para organizar os dados obtidos junto à população e prevê o envio ao governo federal até esta terça-feira (28). Devem repassar informações de cerca de 20 mil beneficiários nesta primeira etapa.

Em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde a água avançou sobre 60% do perímetro urbano expulsando de casa mais de 180 mil pessoas, houve o cadastro de 68 mil famílias candidatas ao benefício, sendo que 42 mil já tiveram o pagamento aprovado.

O governo federal criou o benefício, pago em parcela única via PIX, para socorrer as famílias que perderam bens pessoais e renda em razão das chuvas históricas no estado. O cadastro da prefeitura é a primeira etapa para que o pagamento do benefício ocorra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES