A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), negou a informação sobre um benefício nomeado como “Bolsa Picanha” após a falsa notícia viralizar nas redes sociais nessa quarta-feira (04). O relato provocou aumento na busca por atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
O falso benefício da “Bolsa Picanha” levou moradores a procurarem o Cras para receber as carnes. A Prefeitura da cidade esclareceu as informações e comunicou que em momento algum a ação foi promovida pela Semas.
Lula (PT), em período das eleições de 2022, utilizou a metáfora de “comer picanha” para se referir à promessa de políticas públicas para acabar com a fome no Brasil. A má interpretação de alguns abriu espaço para as ‘fake news’, como a que geriu empasses em Oeiras, mas também foi passível da criação de memes na internet.
O primeiro indício da falsa notícia surgiu quando o presidentePrefeitura de Oeiras nega benefício de “Bolsa Picanha”:
A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), esclarece que não é verdadeira a informação que circula nas redes sociais sobre a distribuição de carnes nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Em nenhum momento, a ação foi programada ou promovida pela Semas.
A Assistência Social do município de Oeiras segue se empenhando no desenvolvimento das políticas públicas de proteção social e fortalecimento da convivência com a família e com a comunidade.