A prefeitura de Castelo por meio do prefeito, Dr. Zé Maia em parceria com o Ministério da Educação (MEC), do Plano Brasil Sem Miséria (BSM) coordena a oferta de vagas de qualificação profissional no âmbito do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (PRONATEC). São cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas.
O PRONATEC/CASTELO acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Castelo do Piauí, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Juventude e UAPI. É ofertado pelo SENAC e conta com uma equipe de coordenação, através de um programa, também do governo federal, chamado ACESSUAS - TRABALHO. Visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos da educação profissional e técnica para os castelenses com o objetivo de inseri-los no mercado de trabalho mais qualificados e com maiores perspectivas de crescimento.
A equipe que coordena o PTONATEC/CASTELO é composta pela coordenadora, Maria do Desterro Reis, e pelos psicólogos Marcos Romenique e Dayane Araújo que são responsáveis pelas atividades propostas, referentes ao PRONATEC e ao ACESSUAS - TRABALHO. O objetivo do programa ACESSUAS-TRABALHO é promover a integração dos usuários da Assistência Social no mundo do trabalho, a partir da mobilização e encaminhamento para cursos e ações de qualificação profissional. As principais atividades realizadas são mobilização, encaminhamento e acompanhamento dos alunos que participam dos cursos oferecidos.
Dentre o público alvo encontram-se: pessoas com deficiência, beneficiários do BPC, jovens e famílias com perfil do plano Brasil Sem Miséria, jovens egressos do PETI/PROJOVEM, adolescentes egressos do sistema socioeducativos ou em conflito com a Lei, indivíduos e famílias residentes em território de risco em decorrência do tráfico de drogas, indivíduos egressos do sistema penal, beneficiários do Bolsa Família, pessoas retiradas do trabalho escravo e mulheres vítimas de violência. Buscamos mobilizar esse público fazendo reuniões nos bairros e escolas, visitas domiciliares e divulgação no rádio visando trazê-los para os cursos a fim de qualificá-los para o mercado de trabalho.
A prefeitura de Castelo no ano de 2013/2014 já ofertou ao todo 26 cursos onde formam formados 741 alunos, sendo 17 desses alunos pessoas com deficiência (física, visual e mental). Segundo o gestor municipal, Dr. Zé Maia as perspectivas para o PRONATEC no município são as melhores, já que temos expectativa de mais uma remessa de cursos ainda no primeiro semestre de 2014. Estamos em trabalho constante, buscando sempre o aprimoramento do atendimento e a resolução de questões que surgem, para melhorarmos nossos índices que já são satisfatórios, e conseqüentemente proporcionar a população do município oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
Para esse semestre já estar confirmado a 6º Etapa que irá contemplar cinco cursos num total de 130 vagas distribuídas nos respectivos cursos; Almoxarife carga horária de 180h com 30 vagas; Auxiliar de Pessoal carga horária de 180h com 30 vagas; Inglês Intermediário carga horária de 160h; Espanhol Intermediário carga horária de 160h e 20 vagas. As pré-matrículas irão iniciar no mês de Maio e as aulas começarão em Junho.A coordenadora do PRONATEC/CASTELO, Maria do Desterro, relatou que a prefeitura estar aguardando a confirmação dos cursos que serão iniciados no segundo semestre de 2014.
Confira a relação dos cursos ofertados pelo PRONATEC BSM/Castelo do Piauí:
1º Etapa:
Recepcionista carga horária de 160 h com 30 vagas; Maquiador carga horária de 160 com 15 vagas; Vendedor carga horária de 160 h com 29 vagas; cabeleireiro assistente carga horária com 240h com 15 vagas; Manicure e Pedicure carga horária com 160h com 15 vagas;
2º Etapa:
Saladeiro carga horária de 160h com 15 vagas; Operador de Caixa carga horário de 160h com 30 vagas; Auxiliar Administrativo carga horária com 150h com 27 vagas; Auxiliar de Recursos Humanos com carga horária de 180h com 30 vagas; Cuidador de Idoso carga horária de 160h com 25 vagas; Promotor de Vendas carga horária de 160h com 30 vagas para Zona Rural contemplado a Localidade Açude da Mão Cortada; Pizzailo carga horária de 160h com 15 vagas; Depilador carga horária de 160h com 20 vagas.
3º Etapa:
Auxiliar de Tesouraria carga horária de 160h com 30 vagas; Operador de Supermercado carga horária 200h 30 vagas; Desenhista de Modas carga horária de 160h com 20 vagas; Saladeiro carga horária de 160h com 20 vagas; Cuidador Infantil carga horária de 160h com 25 vagas; Auxiliar de Cozinha carga horária 160h com 15 vagas; Camareira em meios de Hospedagem carga horária de 200h com 20 vagas.
4º Etapa:
Auxiliar de Pessoal carga horária de 200h com 30 vagas; Recepcionista de serviço de saúde carga horária de 240h com 30 vagas; Costureiro carga horária de 240h com 15 vagas; Trabalho Doméstico carga horária de 200h com 20 vagas; Almoxarifado carga horária de 200h com 20 vagas; Agente de Gestão de Resíduos Sólidos carga horária de 240h com 30 vagas.
5º Etapa:
Auxiliar de Secretaria Escolar carga horária de 180h com 30 vagas; Auxiliar de Recursos Humanos carga horária de 180h com 30 vagas; Libras carga horária de 160h com 20 vagas; Inglês carga horária de 160 horas com 20 vagas; Espanhol carga horária de 160h com 20 vagas; Recepcionista carga horária de 160h com 20 vagas.