As pessoas interessadas em participar da licitação de alvará para táxi podem se inscrever até o dia 9 de novembro. São mais de 450 vagas nesse processo licitatório, que vão contribuir para o aumento da frota de táxis em Teresina.
De acordo com o presidente da comissão de Licitação do Táxi, Marcus Vinícius Moraes, uma Lei Municipal estabelece que, para cada 300 habitantes, exista 1 taxista. Atualmente, Teresina conta com 1.556 taxistas regulamentados e está abaixo do que está previsto na lei. “No processo licitatório, foram abertas mais 484 vagas, somando um total de 2040 taxistas, quantidade suficiente para atender à demanda de Teresina”, comenta Marcus Vinícius Moraes.
A Prefeitura de Teresina por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) decidiu prorrogar o prazo de inscrições e entrega dos envelopes de habilitação e proposta técnica devido à dificuldade de algumas pessoas em conseguir providenciar a documentação para participar da licitação. “Em virtude da documentação que é extensa e de precisar autenticar documentação, o que tem um custo elevado, decidimos oferecer mais tempo para que as pessoas se organizem e possam participar do certame”, destaca o presidente.
O edital do certame prevê os critérios de pontuação da disputa, que leva em consideração tanto o veículo (itens de segurança, documentação, etc.) como o motorista (CNH, tempo de atuação profissional, quantidade de filhos, quantidade de pontos na carteira, entre outros). Os concorrentes deverão ter, no mínimo, 24 meses de habilitação para dirigir. A nota máxima que poderá ser atingida é 180 pontos para o veículo normal e 240 pontos para o transporte eficiente.
Dentro das vagas disponibilizadas, o edital estabelece a destinação de 2% do total (40 veículos) para carros de transporte exclusivo para pessoas com deficiência e 1% de táxis com acessibilidade para cadeirantes. Ainda dentro das reservas, 10% das vagas estão destinadas à concorrência feminina. Com a prorrogação, a data do término da inscrição e abertura dos envelopes foi adiada para o dia 10 de novembro deste ano, a partir das 9h, na sala de reunião da Strans.