O prazo para quem precisa declarar o imposto de renda (IR) termina na terça-feira (30). Os brasileiros que ganham acima de R$ 28.559,60 são obrigados a declarar. Segundo Genivaldo Sousa, que integra a Associação de Contadores e Técnicos de Contabilidade do Piauí, até o dia 20 de abril menos da metade dos piauienses haviam declarado.
Quem também precisa declarar são aqueles que não ganharam nenhuma renda mas têm um patrimônio acima de 300 mil. De acordo com Genivaldo, a ausência de um profissional de contabilidade para auxiliar na declaração acaba prejudicando o contribuinte. “Muitas das declarações que caem na malha são feitas pelo próprio contribuinte ou por profissionais não habilitados” diz.
O contribuinte pode aderir à Campanha Destinação e doar parte da contribuição (até 3%) para o Fundo da Criança e do Adolescente. São 23 fundos aptos para a receber recursos da campanha. “A Associação de Contadores juntamente com a Receita Federal, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público Estadual está fazendo campanha para incentivar os contribuintes a doarem. Fica claro que você não vai pagar mais imposto por isso, apenas destinar parte do imposto que já iria pagar de qualquer maneira”, esclarece Genivaldo ao destacar que quem destina pode fiscalizar o recurso aplicado pelo conselho. O pagamento deve ser feito com a primeira cota, até o dia 30 de abril, quando será feita a destinação para o Fundo das Crianças e do Adolescente do município contemplado.
Associação de Contadores realiza simpósio em Teresina
A Associação dos Contatores de Teresina vai realizar o 1º simpósio Piauiense de Empreendedores Contábeis, no auditório da OAB nos dias 23 e 24 de maio. É um evento vai trazer palestrantes de nível nacional que vão debater o empreendedorismo e as tecnologias disponíveis para os contadores e vai contar com a participação dos órgãos de controle como a Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí e Prefeitura de Teresina. “Vamos ter muitas novidades e informações para os contadores durante o evento”, afirma Genivaldo.
Entre os nomes confirmados está o da palestrante Fernanda Rocha, que ganhou projeção em todo o Brasil ao criar uma plataforma digital para contadores e por encabeçar o movimento “Contabilidade Sem Chatice”, reunindo milhares de contadores no Brasil inteiro através de grupos de discussão, encontros regionais, sempre com o objetivo de auxiliar os profissionais contábeis a se unirem e solucionarem problemas.
Além de Fernanda Rocha, o evento vai trazer nomes como Felipe Guerra, um dos contadores mais influentes da internet, Robson Cavalcanti, especialista em marketing digital e consultoria empresarial, Roberto Dias Duarte, um dos maiores consultores do setor contábil do Brasil e Dante Barini, que já realizou centenas de palestras de norte a sul do Brasil auxiliando empresários e profissionais contábeis no entendimento e aplicação das novas exigências legais