Porto Alegre emite alerta de 'inundação extrema'; Guaíba atinge 5,3 metros

Nível das águas chegou ao maior nível da história. Defesa Civil emitiu alerta para inundação extrema.

Cheia do Guaíba levou enchentes ao centro de Porto Alegre | Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, continua a subir e atingiu hoje a marca de 5,30 metros. Esse registro ocorre apenas algumas horas após a maior inundação já registrada na história da capital, ultrapassando os 4,76 metros registrados em 1941. As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde segunda-feira são responsáveis por essa situação. 

74 PESSOAS DESAPARECIDAS: Os temporais já resultaram em 55 mortes. Além disso, há 74 pessoas desaparecidas e 107 feridas. A Defesa Civil contabiliza 82,5 mil deslocados, dos quais 13,3 mil estão em abrigos e 69,2 mil estão desalojados, recebendo ajuda de familiares ou amigos. No total, 317 dos 496 municípios do estado enfrentaram algum tipo de problema, impactando 510,5 mil pessoas.

MAIOR DESASTRE CLIMÁTICO DO RS: Na quinta-feira (2), o governador Eduardo Leite (PSDB) classificou o evento como "o maior desastre climático" da história do Rio Grande do Sul e decretou estado de calamidade, medida que foi prontamente reconhecida pelo governo federal. O recorde de inundação foi estabelecido por volta das 21h de sexta-feira (3), quando a Defesa Civil municipal registrou a marca de 4,77 metros na estação de medição do Gasômetro. Às 8h deste sábado (4), o nível subiu para 5,02 metros.

PREVISÃO É DE MAIS CHUVA: Como resultado, o transbordamento do Guaíba inundou diversas ruas e avenidas da região. A estação rodoviária da cidade foi afetada, levando à suspensão de 95% das viagens. Além disso, o Aeroporto Salgado Filho precisou ser fechado "devido ao elevado volume de chuvas". As intensas precipitações que assolam o Rio Grande do Sul devem persistir nos próximos dias, com previsão de mais chuva ao longo do mês.

GRAMADO E SANTA MARIA COM MAIS MORTOS: A Defesa Civil confirma a morte de 55 pessoas e informa que ainda há sete em investigação. Neste sábado, a Defesa Civil passou a divulgar as mortes confirmadas em decorrência dos temporais e as em investigação para determinação da causa. Os municípios com mais óbitos são Gramado (6) e Santa Maria (6).

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES