A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) faz novo apelo para que a população colabore com a limpeza da cidade. Neste final de semana, foi registrado mais um flagrante de descarte incorreto de lixo, menos de 24 horas após a limpeza ter sido feita.
Desta vez, trata-se da Rua Benjamin Batista, próximo à Avenida Maranhão, na zona sul de Teresina. As equipes de limpeza removeram todo o entulho da rua no sábado (14) pela manhã. No domingo (15), a situação já se encontrava pior do que antes da limpeza.
“Limpamos pela manhã e da tarde para a noite despejaram lixo. E não foi pouco, despejaram oito carradas de lixo. Sujaram toda a rua”, lamenta o coordenador de Limpeza da SEMDUH, Fabrício Amaral.
O coordenador destaca que os danos ao meio ambiente e aos próprios moradores são bem maiores durante os períodos chuvosos. “Quando chove, todo esse material descartado na rua vai parar nos bueiros e nas galerias. O resultado disso é o alagamento das ruas e das avenidas. Além disso, atrai moscas e outros insetos e roedores. O risco para a saúde da população é muito grande”, enfatiza Fabrício Amaral.
Segundo o coordenador de Limpeza da SEMDUH, ao retornarem à rua no domingo, as equipes flagraram uma carreta cheia de entulho chegando ao ponto de descarte irregular. Porém, quando o motorista percebeu as equipes de limpeza no local, desviou o caminho.
Os fiscais do Programa Lixo Zero estão avaliando as imagens da carreta feitas pelas equipes que estavam no local e por câmeras de segurança próximas. “Se confirmarmos que o motorista realmente descartou esse material lá, ele será multado”, afirma o coordenador.
As multas para quem descarta lixo em local proibido variam de R$ 407 a R$ 4.070, dependendo da quantidade, da gravidade e da frequência do descarte.