A falta de chuvas piorou a situação da falta de água no extremo sul do Piauí. Em Morro Cabeça no Tempo, cidade situada a 705 km de Teresina, metade da população não tem acesso a rede de abastecimento e a alternativa é comprar o produto através dos carros pipa.
"Como a água não chega através das torneiras essas famílias vivem do abastecimento dos poços, mas sem chuvas muitos estão secos e outros não foram equipados, estão apenas perfurados. A solução para essas famílias é comprar mesmo. Uma caixa de 1000 litros custa R$ 30, um valor alto para essas pessoas", relatou o vereador Nei Próspero que esteve na manhã de hoje (21) com o deputado federal Fábio Abreu relatando a situação. Os vereadores Fabrício Dias e Jessé Ribeiro também estavam presentes.
Parte da população precisa comprar água/ Foto: Divulgação
De acordo com os parlamentares, a situação é pior na zona rural, já que o acesso é díficil. "São localidades mais distantes e as famílias aguardam muitos dias esperando um veículo levar água", disse o vereador.
O deputado Fábio Abreu, que já conhece a dificuldade do município, se comprometeu em destinar recursos para equipar poços em três comunidades que são Cruz, Bozó 1 e Desejado. "É triste ver que onde já há dificuldade para comprar alimentos, as pessoas precisam também comprar água. Me solidarizo com a situação dessas pessoas e vou destinar uma emenda em breve para esses poços. Porém também vou buscar apoio do Governo Federal para a conclusão da adutora na zona urbana da cidade. Precisamos da sensibilidade dos gestores para resolver essa situação no interior do Piauí", disse o parlamentar.
No encontro também ficou acertado recurso para a compra de um trator agrícola para os trabalhadores rurais de Morro Cabeça no Tempo.