A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), parceira do Programa de Voluntariado Empresarial da Águas de Teresina, participará nesta quinta-feira, (11), na Praça Pedro II, o projeto “Cinema na Praça”, para a população em situação de rua da capital.
O Projeto “Cinema na Praça”, idealizado pela Águas de Teresina, visa levar para comunidades de Teresina ações de voluntariado, atendimento e projetos sociais. Além da Semcaspi, a ação conta com a parceria da Faculdade Santo Agostinho.
Para Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, esta iniciativa da empresa Águas de Teresina é saudável, por estar oferecendo momentos de descontração, lazer e alegria para estas pessoas que sofrem, por estar em situação de rua.
“Tudo aquilo que vem para somar, para contribuir e para o bem estar da população, em especial, a população vulnerável, a Prefeitura e a Semcaspi estão de braços abertos para acolher. Vamos participar deste projeto com muito entusiasmo e satisfação. O que depender de nós, estaremos de braços abertos para abraçar desta e outras iniciativas como estas”, ressaltou
Bárbara Melo, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Teresina, explica que o projeto surgiu do discurso de alguns colaboradores preocupados com pessoas em situação de rua e a ideia é promover a inclusão deste público.
“Oportunizar experiências como essa de assistir um filme numa tela igual a de cinema é algo que, certamente, gera um impacto positivo na autoestima. Além disso, sabemos que a pandemia não acabou e que os casos de contaminação estão aumentando, então, tomamos a iniciativa de olhar atenciosamente para esse público e exercer nosso papel de agente da dignidade”, destacou.
ORIENTAÇÃO E ENCAMINHAMENTO
Durante o evento, o Centro Pop da Semcaspi realizará o trabalho de orientação e encaminhamento da população de rua para os serviços das unidades de assistência social, como o Centro de Valorização para a População em Situação de Rua.
“O Centro Pop da Semcaspi entra com a mobilização do público. Esta ação vai servir para aproximar o público do Centro Pop, que fará o reconhecimento destes usuários. Estaremos com serviço de abordagem, fortalecendo esta ação, que é de suma importância. Uma vez que cultura também é um direito de qualquer pessoa e ter acesso nos ajuda a nos reconhecer e nos entender dentro de uma sociedade”, pontuou Lidiane Oliveira, gerente do Centro Pop.