As forças de segurança da África do Sul estão participando de um treinamento para combater os riscos de uma ?bomba suja? durante a Copa do Mundo deste ano, que começa no dia 11 de junho. Quem confirmou a informação nesta sexta-feira foi uma responsável pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
O órgão de controle nuclear da ONU está formando agentes para que eles detectem possíveis focos de radiação, explicou Anita Nilsson. ?Damos muita atenção a segurança desse tipo de eventos, mas ainda não havíamos dado uma atenção especial para questões dessa dimensão até os Jogos Olímpicos de 2004 [em Atenas]?, disse.
A AIEA formou ?diversas pessoas? na África do Sul e o país ?está preparado?, assegurou Anita Nilsson, que se encontra em Washington para participar de uma cúpula sobre segurança nuclear que acontecerá entre os dias 12 e 13 abril.
A ?bomba suja? é uma mescla de explosivos convencionais com material radioativo. Até agora, apenas o Iraque de Saddam Hussein tentou, nos anos 1980, colocar produtos nucleares em suas bombas.