A Polícia Civil do Estado do Piauí lançou na manhã desta segunda-feira, 09, o Programa de Combate ao Roubo, ação permanente desenvolvida pela Delegacia Geral de Polícia Civil para combater os crimes violentos de cunho patrimonial na capital. Segundo o delegado geral Luccy Keiko Leal Paraíba, idealizador do programa, as ações a serem desenvolvidas visam identificar, localizar e prender indivíduos contumazes nessa prática criminosa, que tanto causa prejuízos materiais e psicológicos às vítimas, gerando sensação de insegurança na sociedade.
Os coordenadores do programa serão os delegados de polícia civil Sebastião Alencar e Matheus Zanata, gerentes de polícia metropolitana e especializada, respectivamente. O Programa de Combate ao Roubo será coordenado do prédio sede da Delegacia Geral. Atuarão 45 investigadores dos distritos policiais, que poderão trabalhar nas horas de folga, cumprindo mandados e realizado investigações no intuito de combater os roubos na capital. “Vamos trabalhar com a integração dos distritos policiais e na construção de um banco de dados único, que será gerido no intuito de identificar no menor tempo possível os autores dos crimes de roubo”, explica o Delegado Geral de Polícia Civil.
Segundo o Gerente de Polícia Metropolitana, Sebastião Alencar, vários outros pontos importantes desse programa a serem destacados são a melhoria do registro de ocorrência policial, aumento dos inquéritos instaurados para apuração desses crimes e proporcionar investigação qualificada nos casos em que se percebe que os mesmos indivíduos são autores de vários roubos”, explica o Delegado.
O Delegado Matheus Zanatta, gerente de polícia especializada, assegura que a polícia vai construir tecnologia própria para gerenciar o banco de dados do Programa de Combate ao Roubo, fazendo comunicação com sistemas de informação de outros órgãos do governo, tudo para melhorar a resposta a esses crimes na capital.
“Essa será a maior e mais qualificada ofensiva contra o roubo na história da polícia do estado. Colocaremos todas as equipes de investigação e a tecnologia nesse projeto que se inicia hoje”, finaliza o Delegado Geral de Polícia Civil.
Fonte: Ascom/ Polícia Civil do Piauí