PMT faz blitz com campanha educativa para prevenir assédio no Carnaval

Ao todo foram abordados dezenas de estabelecimentos em Teresina. A ação faz parte da campanha “Assédio: isso não é brincadeira”

PMT faz blitz com campanha educativa para prevenir assédio no Carnaval | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

No mês de fevereiro, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), está visitando bares e restaurantes de Teresina para falar com os proprietários dos locais para falar sobre assédio. Na sexta-feira (25), o segundo dia da Blitz esteve presente nas regiões Sul e Sudeste da Capital.

Ao todo foram abordados dezenas de estabelecimentos em Teresina. A ação faz parte da campanha “Assédio: isso não é brincadeira”, que tem o objetivo de conscientizar e prevenir que esse tipo de violência aconteça nos ambientes públicos e privados.

PMT faz blitz com campanha educativa para prevenir assédio no Carnaval - Foto: Ascom

“O foco é conscientizar os donos destes estabelecimentos, mais os funcionários e a população para que saibam lidar quando alguma situação de assédio aconteça. Se a mulher não quer, o corpo e o desejo dela devem ser respeitados”, explica Gabriele Rodrigues, do Núcleo de Articulação da SMPM.

A equipe conversou com funcionários para alertar sobre a prática, que se intensifica durante o período de Carnaval. Além disso, os banheiros femininos dos locais receberam colagens de materiais. A equipe da SMPM também divulgou os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Para a cozinheira Katyy Silva, que trabalha há três anos num restaurante no bairro Redenção, a ação é necessária. “Acho muito importante e a campanha ajuda bastante até porque muitas mulheres passam por isso nesses locais em público e ficam caladas, são agredidas verbalmente ou psicologicamente”, afirmou.

Na quinta-feira (24) a blitz percorreu as zonas Leste e Centro. Além disso, durante todo o mês de fevereiro, nas redes sociais da SMPM, estão ocorrendo uma série de postagens, vídeos educativos e lives com especialistas sobre a conscientização do assédio.

Onde pedir ajuda?

Para denunciar qualquer caso de assédio, basta acionar o telefone 190. O Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência – Esperança Garcia (Creg), atende mulheres em situação de violência doméstica, familiar e de gênero, resistentes em Teresina. A sede está localizada na Rua Benjamin Constant, 2170 Centro/Norte. (86) 3233-3798/ (86)99416-9451.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES