Com o propósito de ser utilizado em todo o Estado do Piauí, o Sistema de Identificação Civil e Criminal (IBIOSeg) é uma plataforma moderna que possibilita o processo de emissão da 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade, totalmente digital, utilizando tecnologia de captura biométrica padrão ICAO (International Civil Aviation Organization), o mesmo utilizado nos aeroportos mais modernos do mundo.
Ele foi desenvolvido por meio de uma parceria da Secretaria de Segurança Pública com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI). O perito criminal do Instituto de Identificação, Juarez Carvalho, falou sobre essa plataforma que opera na inclusão de pessoas. “Ele vem sendo utilizado desde junho de 2019 para a emissão de RG e também possui o módulo de identificação criminal. Deverá ser utilizado em todos os órgãos do Piauí, tanto para consultas, atualização e alteração de dados do Registro Geral (RG), como para cruzamento de dados”, falou.
Com base nisso, o IBIOSeg também conta com Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) para a preservação de documentos existentes e funcionará através de um Banco de Dados Único do Estado. Isso garante que informações duplicadas e inconsistentes sejam evitadas, além de permitir futuras integrações e melhor integração com outros órgãos, como Polícia Federal, DETRAN e Tribunal Regional Eleitoral e/ou Tribunal Superior Eleitoral.
“Os demais órgãos do Estado, ao terem acesso ao IBIOSeg, poderão fazer somente consulta. A gente pode trabalhar com essas ferramentas simultaneamente com os softwares que fazem identificação biométrica. Em um futuro não muito distante, a pessoa que se deslocar ao Instituto e posto de atendimento para solicitar primeira via ou segunda via do RG, o sistema fará uma verificação automática da impressão digital do requerente, e com isso não teremos mais situações de fraude”, explicou o perito.
Na segurança na informação, com banco de dados únicos, que facilitará a integração e interface de órgãos estaduais, federais e municipais, a plataforma já funciona e faz parte do Sistema de Identificação Civil no Estado do Piauí.
“Ressaltando que essa plataforma inclui a identificação civil e criminal do Estado. Hoje, já está sendo usado no Instituto de Identificação geral”, conta o perito, Francisco Pinheiro Martins, diretor do Instituto de Identificação Civil.