O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, participou, nessa quarta-feira (27), em Brasília, da assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) no qual foi aprovado, por unanimidade, indicativo de resolução que será submetida à Comissão Intergestores Tripartite, instituindo o Plano Operativo da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
“A população LGBT tem direito ao atendimento livre de preconceitos e discriminação, por isso que no Piauí reforçamos as políticas de equidade e trabalhamos sempre para desenvolver ações que proporcionam o acesso à saúde por toda a população”, disse Florentino Neto.
Atualmente, o Piauí está em processo de implantação do ambulatório para atendimento especializado à população LGBT. Com objetivo de cuidar da saúde integral da população LGBT, o ambulatório será formado por equipe multiprofissional, com endocrinologistas, psicólogos, psiquiatras, ginecologista, urologista e assistente social.
O serviço especializado funcionará por meio de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc), com o Centro de Referência LGBT, sendo um segmento que dispõe de assistência a esse público. As consultas serão agendadas neste mesmo espaço, facilitando o acesso ao serviço.
O Piauí, assim, se torna referência nacional neste tipo de assistência. Em poucos estados há essa política pública implantada. A previsão é que ainda este ano o ambulatório esteja em funcionamento. Também serão discutidas estratégias para que esta comunidade tenha conhecimento sobre o novo serviço e dos procedimentos para ter acesso.