Pioneiro! Programa especial da TV Meio terá apresentador em Inteligência Artificial

apresentadora Rachel Nogueira dividirá o palco com Theo, um apresentador criado com o uso de I.A criado pela própria emissora.

Programação da TV Meio de fim de ano. | Arquivo pessoal
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Buscando se reinventar e se adaptar às novas tecnologias, o Grupo Meio está investindo em Inteligência Artificial (I.A) para ampliar a comunicação. No programa especial de fim de ano, que será exibido em 24 de dezembro, a apresentadora Rachel Nogueira dividirá o palco com Theo, um apresentador criado com o uso de I.A criado pela própria emissora, sendo pioneiro nesta modalidade no Piauí.

O QUE SERÁ ABORDADO NO PROGRAMA?

A novidade irá trazer uma série de reportagens explorando a conectividade e o papel da IA na sociedade, mostrando exemplos de seu impacto em áreas como saúde, educação, psicologia, arquitetura e comportamento. De acordo com o diretor de jornalismo do grupo, Marcos Monturil, a apresentação não poderia ser diferente.

“O programa foi todo feito dessa forma e ficou muito bacana, a campanha está bem variada. Não poderia ser uma apresentação qualquer. Então, a gente pegou um apresentador real e um apresentador virtual, porque acho que é isso que simboliza: o real e o virtual se encontrando. A Raquel Nogueira dividiu a apresentação com o Theo. Ele é o nosso avatar, o nosso apresentador virtual que a gente criou. E ele brinca com isso durante o programa, ele sabe que ele é um apresentador virtual”, afirmou o diretor. 

Marcos Monturil reafirmou que a sociedade vive em um novo momento de constantes mudanças tecnológicas.  “É o que vai ser o futuro da humanidade a partir daqui. Esse programa ele é um programa de Natal. Então, ele é um presente, mas pensando no futuro. A nossa proposta é essa, um brinde ao futuro”, pontuou.

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA

A apresentadora Rachel Nogueira contou como foi a experiência de dividir tela com o avatar. Segundo ela, a Inteligência Artificial não irá substituir os seres humanos e sim ser um aliado. 

“Experiência foi maravilhosa, me senti inclusive lisonjeada por ser escolhida para quanto humana, para dividir a tela com o Theo. A Inteligência Artificial de uma forma muito direta já fazendo parte da nossa rotina e eu acredito que principalmente na área da comunicação, esse é o futuro muito próximo. [...] Acredito que o conectar o lado humano com esse lado da tecnologia é o melhor dos dois mundos junto”, ressaltou a apresentadora. 

O programa irá ao ar às 18h, e será reexibido no dia 25 de dezembro, às 12h30. 

COMO SURGIU O THEO?

A empresa entende que a adaptação e a incorporação de tecnologias são essenciais em diversos setores. A demanda por soluções de IA surgiu de uma ideia de criar avatares para serem novos apresentadores para os programas do grupo, como explica João Paulo Guimarães. 

Após pesquisas na área, foi possível desenvolver uma solução que combina um avatar com uma voz humana, sendo ela regional. “Foi um dos primeiros projetos que estamos é criando com essa nova tecnologia e a ideia é sempre conseguir aprimorar e melhorar essa tecnologia e nosso uso no grupo”, disse João Paulo Guimarães.

"A gente sempre foi um grupo que se preocupa em está sempre à frente da inovação e esse é o nosso grande foco. Então, avante, que vai vir novas coisas por aí.Fico feliz da gente conseguir dar o primeiro passo. A gente está engatinhando, mas como toda a criança, ela começa a engatinhar, levanta, começa a caminhar, depois começa a correr e aí depois vai fazer uma maratona”, finalizou. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES