Picos Pro Race se consagra como a maior prova de MTB do Norte e NE

Campeão da categoria elite, Daniel Zoia conclui 94 km em 3h42 min

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Ladeiras íngremes, pedregulhos, lama. A edição 2019 da Picos Pro Race teve de tudo um pouco. A ideia foi fazer uma prova em que os atletas desafiassem seus limites. O resultado não poderia ser outro. De veteranos à estreantes na disputa, o que não faltou foram exemplos de pessoas que bateram seus recordes pessoais e os limites dos seus corpos para fazer bonito na disputa. Ao todo, 535 atletas se inscrevam nessa que é uma das maiores provas de Mountain Bike do Norte e Nordeste do Brasil.

 Fábio Piva/PPR e Cesar Delong/PPR 

Elogios ao percurso não faltaram. Daniel Zoia veio brigar para subir no lugar mais alto do podium. Confirmou o favoritismo na disputa e concluiu os 94 quilômetros de percurso em 3 horas e 42 minutos, ficando em primeiro lugar na categoria elite. Mesmo com o bom desempenho, ele admite a dificuldade na prova. “Foi uma prova bem dura, muitas ladeiras. Mesmo com o tempo nublado no início da competição, a prova ficou pesada. Minha estratégia foi tentar manter um ritmo forte, mas não quebrar na prova e nem furar o pneu da bicicleta”, diz ele.

 Daniel Zoia ficou em primeiro lugar na categoria elite 

A edição 2019 da Picos pro Race trouxe várias novidades, como a inclusão da prova Kids, voltada para as crianças e também a categoria para pessoas com deficiência. A outra novidade ficou por conta do clima. O sol escaldante, característico de Picos, deu lugar a uma neblina que se sobressaiu nos primeiros quilômetros da competição. Na prova Kids, o pequeno Arthur, de seis anos, veio do Crato, no Ceará, acompanhado do pai e da mãe para participar da prova. Após chegar em primeiro lugar na sua categoria, saiu orgulhoso exibindo sua medalha. “Eu gosto muito de pedalar, faz bem para a saúde”, ensina.

 Fábio Piva/PPR e Cesar Delong/PPR 

Já Karine Frota foi a primeira mulher da categoria elite a concluir a prova, conquistando o bicampeonato. Ela afirma que a prova veio muito dura, mas que o clima ameno nas horas iniciais, ajudou bastante a concluir a prova. “O Daniel (organizador) conseguiu superar as nossas expectativas em relação ao percurso. Um percurso muito desafiador, mas gratificante de concluir”, elogia.

Outra novidade da edição 2019 da Picos Pro Race foi a premiação. Foram R$ 20 mil em prêmios, além de brindes. Os dez primeiros colocados de cada categoria foram premiados, com premiação tanto em dinheiro, quanto troféus, medalhas e brindes dos patrocinadores. E a edição 2020 já tem data para acontecer e com novidades que vão deixar o evento ainda mais grandioso. “A gente trabalhou incansavelmente para fazer uma prova como fizemos e é gratificante ver o resultado dela. Quem faz a prova é o atleta, se não fosse eles, não teríamos uma prova das proporções que tivemos. Então, queremos agradecer a presença de todos eles e aproveitar para anunciar a edição 2020, que vai acontecer nos dias 3, 4 e 5 de julho, aumentando em mais um dia de prova”, adiantou.

 

Categoria Kids é inovação e entra nas categorias do Picos Pro Race

Um show de fofura. Foi assim a prova Kids da Picos Pro Race, que aconteceu neste sábado, em Picos. Cerca de 40 atletas com idades entre dois e oito anos participaram da prova. A categoria foi incluída pela primeira vez na programação da Picos Pro Race e foi realizada em parceria com o Colégio Machado de Assis.

A categoria Kids foi dividida em subcategorias: mini voltada para crianças de 2 a 3 anos, mini para crianças de 4 a 5 anos e a Mirim para os atletas com idade entre 6 e 8 anos. Arthur Bezerra, de seis anos, foi um dos atletas participantes da categoria Mirim. Com muita desenvoltura em duas rodas, ele desbancou os demais meninos e chegou em primeiro lugar na prova.

Natural do Crato, no Ceará, ele veio a Picos acompanhando o pai, Leonardo Bezerra, que disputou na categoria Master A2. “Ele começou a pedalar aos dois anos. Sempre gostou. E quando dissemos que teria a prova e teria a categoria Kids, ele quis participar. Decidimos inscrever ele e ele adorou”, conta Milena Bezerra, mãe do Arthur.

Orgulhoso exibindo a medalha no peito, Arthur era só alegria por ter chegado em primeiro lugar. “Eu gostei muito. Foi muito legal a prova. É muito bom pedalar, faz bem para a saúde”, diz ele. Quem também mostrou desenvoltura em cima da bicicleta foi a pequena Lívia Maria, de oito anos. Ela conta que gosta bastante de andar de bicicleta e sempre faz o esporte juntamente com outras brincadeiras, como andar de patins.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES