Piauí terá primeira indústria de barcos da América Latina

O projeto, finalizado recentemente, é uma parceria da iniciativa privada com o poder público e com previsão de entrega para 2022.

Piauí terá primeira indústria de barcos da América Latina | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Piauí dá mais um passo no seu desenvolvimento com a construção da primeira indústria de barcos que irá atender toda a América Latina. O projeto, finalizado recentemente, é uma parceria da iniciativa privada com o poder público e com previsão de entrega para 2022.

Localizado na Zona de Processamento para Exportação (ZPE), em Parnaíba, a indústria é o segundo empreendimento a se instalar nessa região com perspectiva de desenvolvimento a longo prazo. A estimativa é gerar, em até a 3 anos, mais de 300 empregos diretos

“É bom para o Piauí e sem dúvidas para todo o Brasil. São mais de 14 milhões investidos nessa que será a primeira fábrica de barcos e com produção genuinamente piauiense”, esclarece Junno Sousa, empresário dono da VM Indústria e Comércio de Produtos Náuticos Ltda., responsável pela fábrica.

Piauí terá primeira indústria de barcos da América Latina

Para o Governo do Estado, a iniciativa faz parte do plano de parceria entre o poder público e a participação da iniciativa privada, como esclarece Victor Hugo, presidente do Investe Piauí. “Nós atraímos empresas para o Estado e essa é a segunda que se instala na ZPE de Parnaíba. É uma fábrica com intenso capital humano e terá um potencial de geração de empregos diretos e indiretos nessa região.”

Além da área econômica, o Turismo também será impactado diretamente, com esse fomento no segmento náutico da região do litoral que já apresenta um destacado crescimento. “A empresa VM Indústria e Comércio de Produtos Náuticos Ltda. está vinculada ao Pró Piauí e promete, com esse investimento gerar renda para a população local reverberando também para a cadeia do Turismo, já que o produto final está diretamente ligado a esse tipo de segmento”, pontua Hugo.  

Piauí terá primeira indústria de barcos da América Latina

Zona de Processamento de Exportação

Criada para facilitar a circulação de mercadorias, as ZPE’s destinam-se principalmente para o mercado internacional reunindo em um só local empresas nos mais diversos segmentos. 

As ZPE’s são consideradas zonas primárias de produção e têm em sua característica principal a facilidade quanto às tributações as empresas que resolvem se entalar nessa região. Para Junno Sousa, responsável pela indústria, o apoio e parceria com o Governo do Estado e instalação na ZPE são diferenciais que precisam ser destacados. 

“Iremos fabricar dois modelos iniciais de embarcações, sendo um de 18 pés e outro de 25 pés. Um projeto totalmente novo e com previsão de operacionalização em um ano, com a primeira embarcação na água até 2022. Sabemos do desafio, mas temos a capacidade e mão de obra necessárias. Iremos exportar a produção local para todo o país e para países da América Latina e seguiremos em contínua expansão. Nosso produto já está consolidado com a marca BRP já conhecida mundialmente”, afirma.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES