O Piauí recebe, nesta quarta-feira (21), 13 médicos cubanos para integrar o Programa Mais Médicos no interior do estado. O primeiro grupo com sete profissionais desembarcou no aeroporto Petrônio Portela no início da tarde; o segundo, com seis médicos, às 14h. Os profissionais vem para substituir médicos que concluíram o ciclo de três anos no programa.
Os cooperados cubanos seguem para os oito municípios, onde deverão integrar imediatamente as equipes de trabalho.
“Os profissionais darão continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado pelo programa no estado, onde eles trabalham dentro dos municípios a atenção primária à saúde. O Mais Médicos visa dar essa assistência para tentar evitar que as pessoas adoeçam e necessitem de atendimentos de média e alta complexidade”, relatou a coordenadora do Programa Mais Médicos no Piauí, Idvani Braga.
O grupo que chega hoje irá atender nos municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Campo Maior, José de Freitas, Júlio Borges, Matias Olímpio, Porto, Regeneração e São Luis do Piauí. O estado conta com 352 médicos do programa. Desses, 243 são cubanos que trabalham em 130 municípios, distribuídos nos 11 territórios de saúde.
Os profissionais serão recepcionados no aeroporto pela Coordenação Estadual, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e por equipes dos municípios em que os médicos cubanos irão desenvolver seus trabalhos.