Piauí pode receber R$ 90 milhões de investimentos do Fundeb

O número de alunos é a base para o cálculo de repasse do Fundeb e, com o acréscimo, o Estado pode elevar em 90 milhões suas receitas originadas desta fonte ainda para 2015

Avalie a matéria:
|

Em reunião com a deputada federal Rejane Dias e o governador Wellington Dias, o ministro da Educação, Cid Gomes, declarou ser favorável ao recurso impetrado pelo Governo do Estado para incluir cerca de 30 mil alunos não registrados no censo escolar de 2014.

O número de alunos é a base para o cálculo de repasse do Fundeb e, com o acréscimo, o Estado pode elevar em 90 milhões suas receitas originadas desta fonte ainda para 2015.

O Piauí tem cerca de 231 mil alunos matriculados atualmente. Porém, no senso escola aparecem apenas 201 mil alunos registrados. "O ministro demonstrou compreensão ao nosso pleito e que aguarda a entrada do recurso para que sua equipe possa avaliar com mais celeridade. Nossa intenção é evitar prejuízos ao Piauí", comentou Wellington Dias.

Para a deputada Rejane Dias, o valor poderá reduzir os gastos do Estado com o pagamento do pessoal da Educação, abrindo espaço para mais investimentos.

"Hoje nós gastamos todo o valor do Fundeb para pagar pessoal e o Estado ainda tem que completar esta despesa. O certo é que pelo menos 40% desse valor fosse para investimentos nas escolas e sistema de ensino", comentou.

O governador também solicitou ao ministro apoio para ampliação do sistema de ensino técnico, regular e superior na modalidade da Universidade Aberta.

"Temos um plano para 60 polos. O Piauí já possui 46. Pedimos a implantação de mais 17. Nossa meta é que todos os municípios tenham acesso a todo o ciclo da educação, da creche ao ensino superior", finalizou Wellington.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES