O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Piauí foi tranquilo e sem intercorrências. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, nada fugiu da normalidade da aplicação da prova. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também acompanhou de perto a aplicação da prova.
O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, destacou as ações importantes, como o Passe Livre Enem, que leva estudantes para os municípios de aplicação da prova. Hoje, das 224 cidades do Piauí, apenas 32 aplicam as provas do Exame. Sendo assim, a Seduc se mobiliza para levar estudantes de 122 municípios para os locais de aplicação.
O secretário conta que o Governo do Estado trabalha o ano todo para garantir a inscrição e a preparação para o Enem.
"Temos duas ações especiais. Além do passe livre enem, tem o Dia E, com grande mobilização da rede estadual acolhendo o estudante que chega nos locais de aplicação de prova”, explica.
Em razão deste trabalho, expectativa é de uma presença marcante do estudante piauiense.
"O Piauí tem se destacado ano após ano como Estado que mais leva seus estudantes para fazer a prova. Sempre estamos no pódium entre o primeiro e segundo lugar. Nós fizemos um trabalho de preparação muito importante: pre enem seduc, material na internet, podcast, passe livre que garante translado. No Piauí, são mais de 7,3 mil que saem do seu município para ir para o local de prova”, contabiliza Gera.
Segurança no Enem
O segundo dia da prova do Enem 2022 teve forta operaçãon policial. Foram deslocados, na manhã deste domingo (20), mais de 700 de policiais em todo o Piauí para reforçar o policiamento durante as provas.
As equipes de plantão contam com 91 viaturas para a modalidade de patrulhamento, sendo 58 nas ruas da capital e 33 nas cidades do interior do Piauí, 1 em cada cidade de aplicação de provas neste segundo final de semana de Enem.
Na sede da secretaria já esta funcionando o Centro de Comando e Controle do Enem. O major Audivam Nunes coordena esta operação.