Piauí é pré-selecionado para receber tutoria de transplante de fígado

A estimativa de pessoas à espera de um transplante de fígado no Piauí é de oitenta a cem pacientes.

Avalie a matéria:
|

O estado do Piauí foi pré-selecionado para receber a tutoria de implantação do transplante de fígado. É uma pré-seleção do programa desenvolvido entre o Ministério da Saúde e o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. 

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) já tem uma equipe de médicos, capacitada para a captação e o transplante de fígado, faltando apenas serem resolvidas as questões estruturais e administrativas.

Algumas doenças podem causar insuficiência hepática, levando à morte ou à necessidade de transplante. O fígado é um órgão vital para o sistema digestório. A estimativa de pessoas à espera de um transplante de fígado no Piauí é de oitenta a cem pacientes.

Segundo o cirurgião hepático, Luís Carlos, o Piauí já tem a capacidade para a realização de transplantes, com o corpo médico. "A gente vai capacitar o pessoal de Enfermagem, de ambulatório, laboratório, de gestão de prontuários, em relação ao transplantes, as farmácias, que têm um papel fundamental, na hora da distribuição dos medicamento dos pacientes", explica o médico, que concedeu entrevista para o Programa 70 Minutos, da Rede Meio Norte. 

De acordo com o cirurgião hepático, a estrutura que já existe no Hospital Getúlio Vargas vai se adaptar melhor ainda e aumentar essa capacidade para atender a demanda do transplantes de fígado, bem como de outros transplantes já realizados no hospital. O Piauí já realiza transplantes de rim e de córnea. Só em 2017 foram realizados 199 procedimentos de rins e 189 de córnea.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES