A Parceria Público Privada - PPP do Projeto Piauí Conectado está implantando 5 mil km de cabos de fibras ópticas em todo o estado, abrangendo 96 municípios e atendendo 80% da população. No incio deste ano, a empresa Globaltask Tecnologia e Gestão S/A fechou um contrato de 30 anos com o estado com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos servidores e cidadãos piauienses.
O Projeto Piauí Conectado abrange diferentes áreas da administração pública estadual, como segurança, saúde e educação. A iniciativa de implantar internet por meio de Parceria Público-Privada é pioneira no Brasil e já está sendo reproduzida em outros estados.
Na segurança, a internet de qualidade possibilita uma visibilidade sobre tudo o que acontece nas 17 unidades prisionais do Piauí, onde estão mais de 5 mil detentos.
Em entrevista a Rede Meio Norte, o diretor de tecnologia da Secretaria de Justiça do Piauí afirmou que com a melhoria na qualidade da internet, agora está sendo possivel monitorar a rotina dos detentos e diminuir os riscos de fugas.
"A alimentação do nosso sistema de internos, dos dados fidedignos, com fotos, com a qualificação perfeita do interno, a outra parte seria a parte de vídeo audiência, possibilitar justamente que por exemplo um juiz de Uruçui, de Bom Jesus, possa fazer a audiência de um preso que está na capital, ai vai diminuir o custo, risco de acidentes na condução do preso, risco de fuga. Na contraparte é possibilitar esse acompanhamento da rotina da unidade." disse Paulo Roberto, diretor de Tecnologia da SEJUS
Na educação, mais de 400 alunos da Unidade Escolar Modestina Bezerra, localizada no bairro Novo Orizonte na capital, a internet levou um mundo de oportunidades. Com a internet de qualidade os estudantes estão realizando cursos ofertados pela empresa Cisco Networking Academy, uma plataforma online que já mudou a vida de mais de 8 milhões de alunos.
"Eles [estudantes] terão um conhecimento geral de toda a rede de tecnologia e terão uma abertura da mente, não só dentro da tecnologia, mas em assuntos diários, tendo onde buscar informações, não só dentro dos livros." declarou o professor Gerson Nascimento.