Piauí terá mais leitos para atender os dependentes químicos; saiba

A Comissão Intergestora Bipartite da Sesapi é formada por 16 membros

Avalie a matéria:
|

O Piauí terá mais 158 leitos para o atendimento a pessoas com sofrimento ou transtorno mental e usuários de álcool, crack e outras drogas em todo Piauí. A Comissão Intergestora Bipartite (CIB) aprovou, nesta sexta-feira (13), a implantação dos novos leitos em unidades de saúde espalhadas por todo o Estado.

Ao todo, 25 cidades serão beneficiadas, entre elas Água Branca (6 leitos), Amarante (6 leitos), Batalha (4 leitos), Floriano (10 leitos), Teresina (21 leitos). Além disso, o Hospital Getúlio Vargas, receberá 20 leitos que devem funcionar até o próximo ano, obedecendo um cronograma de trabalho para habilitar projetos técnicos junto ao Ministério da Saúde.

?Agradeço o empenho dos nossos membros e da secretaria Lilian Martins em agilizar o funcionamento desses serviços em praticamente todo o Estado, já que iremos habilitar esses atendimentos em todas as regiões do Piauí, contemplando as cidades pólos?, disse a gerente de Saúde Mental da Sesapi, Leda Trindade.

Rede de Urgência e Emergência

Ainda na reunião da CIB desta sexta-feira foi aprovado o Plano de Ação Regional da Rede de Urgência e Emergência do Território Entre Rios. Água Branca, Teresina, Altos, União, Altos e Monsenhor Gil serão as cidades pólos da Rede.

O gerente de urgência e emergência da Sesapi, Telmo Mesquita, garantiu que este Plano pretende, a partir do próximo ano, reduzir o número de pacientes enviados aos hospitais de Teresina.

?Serão recursos do Ministério da Saúde que garantirão a reforma e a criação de Unidades de Pronto Atendimento nas principais cidades deste território, com isso, num primeiro momento, a parceria entre as esferas Federal, Estadual e Municipal garantirá funcionários, ambulâncias e estrutura hospitalar de qualidade para mais de um milhão de piauienses?, explicou.

Para a secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, as reuniões têm mostrado eficiência em levar e aprovar ações essências para a melhoria da saúde piauiense. ?Fico feliz em saber que nossas metas estão sendo atingidas, os encontros do Conselho servem para monitoramos os projetos e as ações que o Ministério da Saúde e os municípios devem implementar para levar serviços de qualidade a nossa população?, frisou.

A Comissão Intergestora Bipartite da Sesapi é formada por 16 membros, sendo oito dos municípios e o restante de técnicos da Secretaria de Saúde. A capital também participa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES