O promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (CAOCRIM), se reuniu com representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI) para tratar do projeto “No alvo, contra o tráfico de drogas” que tem como objetivo a vigilância, prevenção e repressão ao tráfico de drogas e dos crimes decorrentes do tráfico, em cidades do interior do Piauí com mais de 30 mil habitantes.
A iniciativa faz parte do conjunto de projetos que estão sendo desenvolvidos pelos Centros de Apoio Operacionais e integram o Plano Geral de Atuação Finalística do Ministério Público do Piauí. O “No alvo, contra o tráfico de drogas”, possui três eixos de atuação: Vigilância, Prevenção e Repressão e tem como foco ações como a identificação da criminalidade do tráfico de drogas e território de atuação; prevenir a prática dos crimes e ação articulada das forças de segurança pública local.
“Nós vamos passar agora para a fase de execução deste projeto, em parceria com a Secretaria de Segurança estamos já fazendo o monitoramento dos dados de criminalidade dos municípios através de relatório do Núcleo de Estatísticas.” declarou o promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro.
Em novembro deste ano o projeto inicia nas cidades de Altos e União, com uma audiência pública no local onde foi verificado um acentuado índice de criminalidade, com a presença do secretário de Segurança e do procurador-geral de Justiça, buscando um engajamento social e a redução da criminalidade.
"O fomento do crime na maioria dos casos é a droga, qual a opção que os jovens tem hoje, especialmente no interior do Estado?, infelizmente o uso de drogas. E nós não vamos conseguir resultados positivos se não envolver a comunidade. Esse projeto do Ministério Público visa uma atuação na prevenção e no combate a criminalidade. Iremos ser parceiros em todos os objetivos traçados no Projeto, somando a iniciativas que já funcionam na Polícia Civil e Militar", destacou o Secretário de Segurança Pública Rubens Pereira.