Cerca de 30 mil litros de petróleo foram roubados de um duto da Transpetro, subsidiária da Petrobras, em Bertioga, no litoral de São Paulo. Foram retiradas quatro toneladas de solo contaminado pelo produto, e o caso é investigado pela Polícia Federal.
Entenda
O fato ocorreu no Km 78 da faixa de dutos denominada OSBAT, que interliga as unidades da companhia em São Sebastião e Cubatão. Uma denúncia feita por moradores do bairro Chácara Vista Linda, sobre um forte odor, fez com que técnicos localizassem um furo clandestino no local, de acordo com informações registradas pela Polícia Civil. Um buraco no solo, com profundidade aproximada de 1,5 metro, foi escavado pelos criminosos para que eles pudessem acessar a área de perfuração.
Prejuízo
Um representante da Transpetro disse à polícia que a quantidade de produto roubado, que poderia encher um caminhão-tanque, equivale a R$ 45 mil. No entanto, após a identificação do crime, em 20 de abril, equipes da companhia foram mobilizadas durante uma semana para reparar os danos, cujas despesas chegaram a R$ 500 mil.