Para quem ainda não decidiu o roteiro perfeito de viagens para o ano de 2024, a plataforma de reservas de hospedagem Booking.com fez um levantamento de dados e descobriu os destinos que serão tendência para o próximo ano, ou seja, aqueles que registraram um maior crescimento anual no número de reservas no Brasil.
A pesquisa, conduzida em julho deste ano, analisou o aumento anual nas reservas de oito destinos nacionais entre 1º de agosto de 2022 e 31 de julho de 2023. Confira:
Olímpia (SP)
A ascendência da "Orlando brasileira", localizada no noroeste do estado de São Paulo, pode ser atribuída aos seus dois grandes parques aquáticos (Thermas dos Laranjais e Hot Beach) e atrações "secas", como o Vale dos Dinossauros.
Foz do Iguaçu (Paraná)
Foz do Iguaçu, no Paraná, com suas deslumbrantes Cataratas, e Petrópolis, no Rio de Janeiro, que transporta os visitantes a uma viagem no tempo com o Museu Imperial e o charme do centro histórico, também estão entre as escolhas destacadas.
Poços de Caldas (Minas Gerais)
A cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, cercada por montanhas, é um destino turístico tradicional que atrai visitantes desde o século XIX com suas águas termais curativas. Além disso, oferece experiências de turismo rural, explorando fazendas e sítios locais que produzem pães, café fresco, doces artesanais, queijos, cachaças e azeites. Não se pode esquecer do Cristo Redentor, acessível por meio de um teleférico.
Brasília (Distrito Federal)
A capital federal, Brasília, muitas vezes associada a assuntos áridos como política e economia, revela uma combinação de arquitetura impressionante e paisagens naturais que merecem uma visita mais descontraída.
O conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer, com o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada e a Catedral Metropolitana, destaca-se internacionalmente. Para momentos de relaxamento, o Parque da Cidade, o Lago Paranoá e o Jardim Botânico oferecem opções agradáveis.
Petrópolis, Rio de Janeiro
Petrópolis é uma cidade marcada pela herança imperial, com vários atrativos históricos que devem ser conhecidos durante uma viagem, como o Museu Imperial, que abriga centenas de milhares de itens relacionados ao império brasileiro, e a Casa da Princesa Isabel, que foi comprada por ela na segunda metade do século XIX para servir de residência quando estava na cidade.
Além do circuito histórico, é possível conhecer as cervejarias locais e saber mais sobre o processo de produção da bebida, explorar as trilhas e natureza da região serrana do Rio de Janeiro ou mesmo aproveitar para fazer compras na conhecida Rua Teresa, que conta com cerca de mil lojas de roupas e acessórios. Outra boa opção de passeio é o Palácio Quitandinha, que promove uma agenda cultural com exposições, shows musicais e espetáculos.
Teresina (Piauí)
Teresina, no Piauí, muitas vezes subestimada entre as capitais nordestinas, oferece seu charme natural. A ausência de litoral é compensada pelos rios Poti e Parnaíba, que são as estrelas do Parque Ambiental do Encontro dos Rios, um local excelente para visitar durante as férias. A cidade piauiense também oferece muitas praças e parques arborizados, além de áreas para atividades ao ar livre, como trilhas e mirantes, proporcionando uma experiência rica em natureza.
Ouro Preto (Minas Gerais)
Ouro Preto, em Minas Gerais, preserva a grandiosidade da antiga Vila Rica, um importante centro durante o Ciclo do Ouro brasileiro. Seu conjunto arquitetônico bem preservado, composto por casas, prédios públicos e igrejas barrocas, é reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco. A cidade oferece uma imersão na história com obras de Aleijadinho, o acervo do Museu da Inconfidência e os vestígios da mineração.
Blumenau (Santa Catarina)
Blumenau, em Santa Catarina, destaca-se por suas tradições alemãs e é famosa pela animada Oktoberfest. A cidade na serra catarinense oferece uma atmosfera europeia no Brasil. Os amantes de cerveja podem agendar visitas a cervejarias artesanais locais e explorar o museu dedicado à bebida, situado na Vila Germânica, que também abriga a Oktoberfest e diversos restaurantes típicos. Um passeio pela Rua XV de Novembro, com seu relógio de flores, pontos importantes como a Catedral São Paulo Apóstolo e a prefeitura, além de lojas e restaurantes, completa a experiência única em Blumenau.