Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que em cerca de 768 municípios do país há pacientes infectados pela Covid-19 em estado grave, aguardando por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Essa pesquisa acontece semanalmente e foram coletados dados no período de 5 a 8 de abril. E o resultado demonstra que, nessas localidades, 72,4% aguardam leitos em hospitais, 26,2% em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 11,7% em hospitais de campanha.
Nessa edição do levantamento, a pesquisa procurou reunir informações relacionadas a temas como falta de oxigênio nas unidades de saúde; insumos para o 'Kit intubação', além de captar dados sobre as filas de espera para internação, dentre outros aspectos.
Foram mais de 3,1 mil municípios que participaram da pesquisa. E ela revelou que em 1.207 deles, existe o risco iminente de faltar medicamentos do chamado "kit entubação".
Nas duas pesquisas anteriores, 1.316 e 1.141 prefeituras estavam na mesma situação. Já o risco de faltar oxigênio ocorre em 589 Municípios que participaram do levantamento da CNM, contudo, 80,8% dos pesquisados afirmaram não ter esse problema.
Nos últimos dias, 3.049 afirmaram ter recebido vacinas contra o vírus, e em 58,6% deles ocorreram duas entregas nesta semana. Apenas 122 Municípios afirmaram não ter recebido nenhuma dose do imunizante neste período.(Com informações da Agência CNM de Notícias)