Um grupo de pescadores de Guarujá, no litoral de São Paulo, foi surpreendido pela captura de um tubarão-martelo de aproximadamente 230 kg em uma rede de pesca na última quinta-feira (22). A captura ocorreu próximo à praia do Perequê e as imagens foram obtidas na noite desta sexta-feira (23).
Luan Henrique Silva dos Santos é um dos pescadores e estava acompanhado da família no momento do encontro com o animal. Em entrevista, ele afirmou que o grupo estranhou o tamanho do tubarão. "Este é o primeiro tubarão martelo que pescamos neste ano. No ano passado, pegamos dois, mas ainda não tínhamos visto nenhum por aqui", explica.
O pescador acredita que a chegada do verão tenha contribuído para a aproximação do tubarão na região. "Geralmente eles vem para cá nessa época para desovar. Pode ter sido isso", diz.
Luan estava com seu pai, o também pescador Paulo Nunes, e dois primos, Rogerio Passos e Aurelio Passos. O jovem pescador afirma que é comum a pesca de tubarões menores na região "A gente saiu na intenção de pegar cação e tubarões menores, mas esse maior acabou aparecendo na rede. Foi uma alegria", finaliza.
O animal foi transportado pela família em uma picape e limpo. Luan afirma que o tubarão tinha cerca de 230 kg e aproximadamente 2,80 m de comprimento. Segundo Marcelo Medina, da Companhia Marítima da Polícia Militar Ambiental (PMA), a pesca do tubarão-martelo não é proibida, mas o assunto já foi discutido entre autoridades ambientais.
Já a prática chamada de 'finning', que ocorre quando o animal é capturado somente para aproveitamento das barbatanas, é proibida de acordo com a Instrução Normativa Interministerial nº 14, de 2012.