Começou o período da Quaresma para os cristãos e, nesta época do ano, diminui o consumo de carne vermelha, aumentando o de peixe, verduras, legumes e ovos. Na Nova Ceasa, a comercialização desses produtos já aumentou nos últimos dias e a expectativa é que cresça ainda mais nos próximos dias, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (19), pela Diretoria de Mercado do entreposto.
De acordo com Marcos Massaranduba, gerente de Mercado da Nova Ceasa, a abóbora, jerimum, batata, cebola, tomate, feijão verde, maxixe, quiabo, chuchu, ovo e peixe são os produtos em destaque nesta época de Quaresma.
“A procura e a comercialização, consequentemente, aumentam bastante nestes 40 dias que iniciou na Quarta-feira de Cinzas, dia 14. O Piauí é o estado mais católico do país e muitas pessoas seguem, rigorosamente, a tradição de não comer carne vermelha”, explicou o gerente.
De acordo com informações do relatório, o aquecimento na comercialização fica ainda maior na Semana Santa. Marcos fala que o período é responsável pela melhor época de vendas no mercado, superando as praticadas na semana das tradicionais festas de fim de ano.
“O fim do ano se resume a dois dias, já a quaresma não. O fluxo de pessoas aqui aumenta e a expectativa é de ampliar em 5% a comercialização de hortifrutis na central de abastecimento, se comparado ao mesmo período do ano passado”, esclarece Massaranduba.
A lojista Luzinete Araújo, que vende frutas e verduras no mercado, afirma que as vendas já melhoraram e que o jejum praticado pelos católicos durante a Quaresma reflete diretamente na comercialização na central piauiense.